5.7 C
Alcanede
Quarta-feira ,19 Janeiro, 2022
Artigos de Opinião

Renovar a fé e a missão

1. Venho anunciar um acontecimento jubiloso para o qual convido todos os fiéis da diocese de Santarém: Vamos em peregrinação ao Santuário de Fátima. No domingo 9 de Maio como comunidade diocesana; nos dias 12 e 13 para receber a visita do Santo Padre Bento XVI, pastor da Igreja universal, que vem ao nosso país exortar-nos a redescobrir a sabedoria do cristianismo e a fortalecer a missão de construir a fraternidade e a justiça.

Será uma semana de excepcional riqueza espiritual. A peregrinação é uma experiência de caminho para Deus e de renovação espiritual e social. Na peregrinação o cristão desinstala-se do individualismo, sai das suas comodidades pessoais, abre-se a Deus e procura dar o rumo certo à sua existência. O ambiente e o programa do Santuário de Fátima são um estímulo para crescermos na santidade. A peregrinação revigora a vida interior com a mensagem e a bênção da Virgem Mãe de Deus. No seu exemplo, aprendemos a ser discípulos de Cristo escutando a Palavra de Deus e caminhando na Sua luz.

2. A peregrinação diocesana fortalece a unidade e a comunhão dos fiéis. Na variedade de paróquias, movimentos, ministérios, serviços e funções, formamos um só Corpo, um único organismo com muitos membros. A peregrinação diocesana, ao congregar todos os fiéis no Santuário sob a protecção da Mãe de Deus e nossa Mãe, ao valorizar cada uma das paróquias e ao destacar alguns aspectos da riqueza pastoral das várias regiões, contribui para que cada fiel, cada comunidade, movimento ou serviço se integre no Corpo de Cristo, como membro da Igreja una, santa, católica e apostólica que tem a sua referência na diocese. A nossa missão de ser sinal e instrumento de unidade no mundo será mais eficaz se aprendermos a unidade e a fraternidade, se crescemos na união de almas e corações, se agirmos em comunidade como Corpo de Cristo.

3. Maria estrela da esperança. Os três pastorinhos, quando viram a Virgem Maria em Fátima, confessaram que Nossa Senhora era mais brilhante que o sol. Jesus Cristo é o sol nascente que ilumina as nossas trevas. Mas, para chegar à luz resplandecente do sol, precisamos de luzes vizinhas, de pessoas próximas que oferecem a luz d’Ele recebida. Quem mais do que Maria pode ser para nós a estrela da esperança? (cf Bento XVI, em “Spe Salvi”, 49). Nossa Senhora ilumina-nos com o exemplo e ensina-nos a acolher a luz da Palavra de Deus como farol que ilumina o nosso caminho. “Felizes os que escutam a Palavra de Deus e a cumprem” disse Jesus para indicar o fundamento da felicidade de Sua Mãe. Com Nossa Senhora aprendamos a escutar com silêncio interior, com atenção da mente, com desejo do coração, com vontade de aprender e pôr em prática a sabedoria de Deus contida na Sagrada Escritura.

4. O Santo Padre vem em missão. É sucessor e continuador do apóstolo Pedro a quem Jesus recomendou que confirmasse os seus irmãos na fé e comunicasse a todos os crentes o Espírito Santo, fonte de sabedoria e de renovação do mundo. No ambiente do relativismo e da confusão actual, precisamos verdadeiramente de solidificar a nossa fé e de crescer na sabedoria tão antiga e tão actual do cristianismo. A crise que actualmente nos desanima não é apenas económica e financeira. Preocupa-nos também a avidez do lucro egoísta, a mentira, a fraude, as desigualdades sociais, a violência, a insegurança, as injustiças, a fachada de êxito e muitos outros sintomas que revelam uma profunda crise moral e espiritual. O Santo Padre vem convidar-nos a descobrir o património espiritual que orienta para o amor, o serviço, um estilo de vida mais simples e sóbria. “A Igreja, com os bens espirituais e humanos que contem, é uma fonte inesgotável daquelas virtudes de que o mundo actual tanto necessita” (Concílio Vaticano II, GS 43). Deste modo, regressaremos da peregrinação renovados e empenhados na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

No domingo 9 de Maio a Eucaristia será celebrada no Santuário e presidida pelo bispo e presbíteros diocesanos. Nas comunidades apenas haverá missas vespertinas.  As paróquias serão identificadas pelo estandarte que hão-de levar.

Manifesto desde já o meu reconhecimento a todos os participantes.

Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 198 vezes

Artigos Relacionados

Rendimento Mínimo

Portal Alcanede

O que acham da nossa Banda?

Portal Alcanede

Reflexões sobre cidadania por Alcanede

Portal Alcanede