8.3 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Artigos de Opinião

Facebook

Esta semana dei de caras com uma reportagem muito interessante sobre o farmville, uma entre centenas de aplicações da rede social facebook, e que desejo partilhar.
O jornal conta várias histórias sendo que a mais eloquente é a do Mário. Um homem de 47 anos que por sistema se levanta de madrugada para apanhar morangos, tirar o leite à vaca e tratar dos seus cavalos virtuais.

O “amigo” Mário pelo que consta é encarregado de lubrificação numa fábrica de cimentos, e passou a ir mais cedo para o trabalho com a preocupação de sair a horas, para que as suas plantações no farmville não murchem.

Pelo que entendi da reportagem. O Mário farta-se de plantar flores, legumes, e árvores de fruto que em colheitas bem sucedidas lhe permitem dinheiro suficiente para acrescentar à quinta, estábulos, casas, piscinas e por ai fora. Enfim, uma vida atribulada, trabalhosa, mas com a certeza de que pelo menos as intempéries não lhe dão cabo da horta. Apercebi-me por acaso que no facebook, não há granizo, ventos ciclónicos, e temperaturas extremas para lhe darem cabo dos tomates e dos morangos.

Depois de ter lido esta história que no fundo traduz a fantasia virtual e afasta as relações interpessoais, fiquei decidido a formular um convite ao Mário para que venha amanhar uma horta com uns bons 4 mil metros quadrados aqui para os lados de Alcanede.

Na realidade, já imaginaram o que era esta força produtiva de milhares de pessoas em Portugal a trabalhar afincadamente em terrenos abandonados, provavelmente teríamos uma outra noção do ordenamento florestal, e pouparíamos imenso trabalho, por exemplo, aos bombeiros que permanentemente consomem as sua energias em incêndios dantescos, até com perigo das suas vidas, uma coisa horrorosa.

Em tantas outras ocasiões senti-me um homem insensível mas o Mário fez de mim uma pessoa melhor, mais aberto à vida dos patos, cabras, vacas, porcos, pequenos e grandes bezerros que proliferam nas redes sociais em particular na rede social do FACEBOOK.

De hoje em diante prometo, que mais nenhum animal vai morrer à sede no meu farmville, perante vós asseguro que os morangos da minha quinta serão mais viçosos e todas as árvores de fruto serão frondosas. Asseguro-vos, que os matos não vão crescer desmesuradamente.

Hoje redescobri a minha sensibilidade, resta-me apenas aguardar pelos comentários familiares quando esta madrugada me levantar a tempo de salvar, uma pequena manada que involuntariamente tinha abandonado à sua sorte e que por se perder nos campos do farmville, foram parar a um deserto, longínquo da minha quintinha… vou salvá-los, nem que para isso tenha que ficar falido. Onde é que já se viu? Há animais a morrerem nas redes sociais desnorteados, perdidos… agora que o Mário me abriu os olhos vou olhar por eles com outro carinho.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 498 vezes

Artigos Relacionados

Uma nova esperança para os Bombeiros Voluntários de Alcanede

Portal Alcanede

Assaltos… Até Quando?

Paulo Coelho

CPS PSD Santarém

Portal Alcanede