5.7 C
Alcanede
Quarta-feira ,19 Janeiro, 2022
Artigos de Opinião

Remar Contra a Maré

A lagoa do Vale da Trave é um espaço nobre deste lugar, que foi perdendo relevância com o tempo à medida que deixou de cumprir as funções que estão na origem da sua construção. Os rebanhos diminuíram e o abebaramento dos animais foi sendo assegurado com recurso a outros meios por parte da população e a lagoa, enquanto espaço central de vivências, foi-se degradando. Desde a constituição da assembleia de compartes que o Conselho Directivo procura soluções para revitalizar este espaço, dando-lhe novas valências e embelezando-o.

Com a indicação, por parte dos vedores de água, deste local como o melhor para a abertura do furo artesiano, a ideia foi ganhando consistência e incorporada no plano de actividades.

Procuramos apoios na Câmara e na Junta de Freguesia, chegando mesmo a haver reuniões no terreno com a vereação e com o presidente da Câmara Municipal em Santarém, para que algo fosse feito nesse sentido. Da Câmara ficou o compromisso de, até Março de 2009, efectuar os levantamentos topográficos para que os serviços técnicos pudessem estudar melhor a situação. Até hoje nada! Nem uma resposta com qualquer justificação.

Também da Junta de Freguesia não houve abertura para tal, apesar de no seu programa eleitoral do mandato anterior estar contemplada uma verba de 2500 € para construção de um muro de suporte e embelezamento da lagoa, que não foi gasta. O Conselho Directivo, em reunião de Assembleia de Freguesia, ainda procurou envolver a Junta de Freguesia no projecto, para que esse dinheiro do erário público pudesse ser potenciado e gasto de uma forma articulada e mais envolvente com outros investimento que o Conselho Directivo tivesse condições para realizar, à semelhança dos exemplos de cooperação na beneficiação do caminho do Vale da Trave ao Vale de Mar. Mas não conseguimos. Não conseguimos nem os apoios, nem o envolvimento dos poderes públicos de proximidade.

Resta-nos a determinação e, para que não haja dúvidas, o projecto de requalificação da lagoa do Vale da Trave há-de materializar-se! Já foi feito o levantamento topográfico e as infraestrutuas a construir estão em fase de projeco para efeitos de licenciamento, das quais parte aqui apresentamos. (Ver valedatrave.blogspot.com)

Quanto ao resto não demos o tempo por perdido. Andamos só a remar contra a maré!

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 266 vezes

Artigos Relacionados

Solidariedade

Portal Alcanede

Alcanede e a 3ª invasão francesa (1810-1811)

Portal Alcanede

Facebook

Carlos Coelho