10.1 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
Artigos de Opinião

Peditório/Sorteio para os Bombeiros do distrito de Évora

Nesta manhã cheia de sol, estava eu a ler o meu jornal e a tomar o meu café aqui em Torres Novas, quando a esplanada é invadida por um conjunto de pessoas a imitar que eram bombeiros e apoiados por uma viatura ligeira, com a indicação de BOMBEIROS DO DISTRITO DE ÉVORA, equipada com som a anunciar um sorteio qualquer de não sei quantas coisas.

Claro que também fui convidado a comprar rifas tendo eu perguntado para quem era o dinheiro. Foi-me dito que era para os Bombeiros a nível Nacional, mas depois retificaram que eram para os Bombeiros de Évora mas que os Bombeiros do Distrito de Santarém terão concordado que este peditório também fosse feito neste Distrito. Mas disseram mais que o sorteio foi autorizado pelo Ministério da Administração Interna e deram a entender que podiam atuar em todo o país.

Eu sei, todos sabemos que os Bombeiros a nível nacional lutam com muitas dificuldades financeiras já que todos os dias estão a financiar o estado, especialmente através da ANPC que não cobre todos os custos da generalidade das operações de socorro, o Ministério da Saúde que não paga todos os custos derivados do transporte de doentes não urgentes e também o INEM pelos mesmos motivos. Mas não aceito que um Distrito, mesmo que usando da melhor solidariedade, possa dar cobertura a negócios de outros Distritos – sim negócios porque o resultado da venda das rifas reverte para os vendedores mascarados de bombeiros e certamente também para os Bombeiros do Distrito de Évora – com o nome dos Bombeiros à frente e até com a imitação de fardas que só pode gerar confusões.

Eu sei, todos sabemos que nas alturas de grandes incidentes todos os Bombeiros, sejam de que distritos forem, estão sempre disponíveis para ajudar os seus colegas de qualquer distrito. Mas neste caso de peditórios/sorteios, os resultados poderão ser bastantes melhores se os mesmos se realizarem somente nas suas áreas de atuação próprias já que a invasão de outras áreas, nomeadamente distritos diferentes, causa sempre incompreensões, troca de galhardetes desnecessários e não defendem a união que deve existir sempre entre todos os Bombeiros Portugueses.

Estes fulanos devem estar a trabalhar a contrato, à percentagem, à comissão, ao quilómetro ou noutra modalidade qualquer. Mas não são, nem de perto nem de longe, bons embaixadores dos Bombeiros, antes pelo contrário, não só pela forma como se apresentam mal fardados de bombeiros que não são, por virem em grupo e pela linguagem que empregam.

Que os promotores destas invasões pensem melhor, é o que desejo. E já agora que o MAI quando tiver pedidos destes, antes de os despachar, que procure saber mais dos fins mas também dos meios para a prossecução do objetivo pretendido, como aliás faziam antigamente os Governadores Civis com uma experiência acumulada nesta e em tantas outras matérias.

Peço desculpa por estes desabafos, mas como sei que já aconteceram problemas em vários locais, e porque os Bombeiros merecem todo o nosso apoio, quanto mais não seja em forma de agradecimento por tudo que eles fazem todos os dias pela população em geral, daí a razão deste meu escrito.

Carlos Pinheiro

Peditorio                                                        Foto: bombeirosparasempre.blogspot.pt
 

Artigos Relacionados

Porque é que eu sou contra o TGV

Portal Alcanede

Terra Queimada

Carlos Coelho

Vandalismo em Alcanede – Um dia pode correr mesmo mal! Opinião Paulo Coelho

Portal Alcanede