13 C
Alcanede
Terça-feira ,7 Dezembro, 2021
Entrevistas

Pedro Ramos: “É importante não deixar morrer as nossas tradições”

pramos

pramosComeçam esta Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2011 os tradicionais festejos em honra de São João Crisóstomo em Aldeia da Ribeira.

São 4 dias de festa onde todos são bem-vindos. A propósito dos festejos, o Portal de Alcanede falou com Pedro Ramos. O juiz da festa deste ano sente-se satisfeito com o apoio dado pelas populações de Aldeia da Ribeira, Vale

do Soupo, Vale das Caldas e Casal da Josefa, enaltece o trabalho de toda a equipa que compõe a comissão de festas e os contributos de vários empresários da região que vão apoiando com aquilo que podem oferecer.

Nesta entrevista, Pedro Ramos apela também a todas as pessoas que fazem parte de colectividades… para que nunca desistam.

pedroramos1Portal de Alcanede (PA) – Aldeia da Ribeira volta a cumprir a tradição em honra do seu santo padroeiro, quais são os grandes destaques deste ano?

Pedro Ramos (PR) – Todos os dias vão ser bons, mas um dos destaques vai para o baile de Sábado com o conjunto “Os Lords”. No arranque dos festejos (Sexta, 28 Janeiro) a actuação do JC Power na “noite do barril” também promete e, claro, no Sábado e Domingo temos também as actuações das bandas do Xartinho e Gançaria, respectivamente. Mas, todos os motivos são bons para virem à nossa festa que como habitualmente dura 4 dias.

PA – Já agora que falas da tradição em manter os 4 dias de festa. É sabido que organizar uma festa como esta dá sempre imenso trabalho, ainda para mais 4 dias. No vosso caso concreto as pessoas mantêm o espírito bairrista? Apoiam a comissão de forma que a tradição se mantenha inalterada?

PR – Embora não existam muitas pessoas a entrarem para a comissão de festas, de uma maneira geral as pessoas ajudam. Não criticam, o que já é muito bom e quando as pessoas desta comissão se propõem a fazer alguma coisa a população tem colaborado. Por exemplo, quando se fez o coreto as pessoas ficaram muito satisfeitas. Ou seja, quando é preciso o envolvimento de todos, ele acaba por acontecer.

PA – Além da população de Aldeia da Ribeira, Vale do Soupo, Vale das Caldas e Casal da Josefa, que outros apoios têm?

PR – Como se sabe a vida está difícil para todos. Da câmara municipal de Santarém já tivemos alguns apoios, mas ultimamente não tem sido possível. A junta de freguesia de Alcanede tem ajudado, por exemplo para um passeio de motas que realizámos recentemente. A outros níveis temos os nossos patrocínios. Também não é fácil, mas cada um dá o que pode para contribuir. Agradecemos o apoio de todos.

pedroramos2PA – Este ano és o Juiz da festa, mas contigo (directamente) quantas pessoas estão a trabalhar no sentido de levar por diante a tradição?

PR – Cerca de 25 pessoas.

PA – Por falar em tradição. Aqui em Aldeia da Ribeira uma das grandes “marcas” dos festejos é o fogo de artifício?

PR – É verdade. Este ano a tradição mantêm-se com o nosso fogo de artificio que tem sido dos melhores. Se calhar, mesmo o melhor ao nível da nossa freguesia.

PA – Acreditamos que nesta altura, tu e a tua equipa estejam um bocadinho preocupados com as condições meteorológicas?

PR – Realmente na 5ª feira começou a chover. Com frio, embora não sendo muito bom, seria melhor do que a chover, mas haverá de correr tudo bem. Com chuva ou não a festa far-se-á na mesma.

PA – Além destes festejos anuais costumam realizar mais iniciativas durante o ano?

PR – Sim. Em Junho realizámos o «Tiro aos Pombos» que foi feito no campo de tiro da freguesia, em Pé da Pedreira. Fizemos um Passeio de Motas e Jipes TT e participámos na Expo-Alcanede com uma tasquinha. Uma experiência, que devido ao seu sucesso, ponderamos voltar a realizar este ano 2011.

pedroramos3PA – Pedro, gostavas de deixar alguma mensagem em especial a quem está a ler esta entrevista?

PR – Dizer a todas as pessoas que fazem parte das colectividades da nossa freguesia que nunca desistam. É o que nós estamos a tentar fazer. Estas iniciativas são momentos de convívio para todos e, como tal é importante não deixar morrer as nossas tradições. Aproveito para convidar toda a gente a visitar Aldeia da Ribeira este fim-de-semana. Vão ser muito bem recebidos.

PA – Obrigado pelas declarações ao Portal de Alcanede e felicidades para a vossa festa…

PR – Nós é que agradecemos a colaboração do Portal de Alcanede.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 3167 vezes

Artigos Relacionados

Evolução da A.R.C.A tem sido positiva

Portal Alcanede

Manuel J Vieira: “A Expo Alcanede tem evoluído de ano para ano”

Portal Alcanede

Sleazy Riders: “O feedback tem sido bom”

Portal Alcanede