15 C
Alcanede
Terça-feira ,30 Novembro, 2021
Cultura

Pé da Pedreira recebeu Encontro de Bandas Filarmónicas em ambiente de festa

As três Bandas Filarmónicas do concelho de Santarém protagonizaram no domingo, 26 de maio de 2013, um excelente espetáculo em Pé da Pedreira. O evento decorreu no salão do Centro Cultural e Recreativo local e foi organizado pela Comissão das Festas de Santa Susana em parceria com a Comissão de Festas de Nossa Senhora de Fátima.
O Encontro de Bandas reuniu no mesmo palco a Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho, a Sociedade Filarmónica Alcanedense e a Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gançaria, que atuaram para uma considerável moldura humana presente em Pé da Pedreira.

Em declarações ao Portal de Alcanede, o presidente da Banda do Xartinho, a primeira a atuar, disse que “esta participação é uma forma de promover a nossa banda e ao mesmo tempo a cultura”. Manuel Bento Gaspar realçou a importância do encontro servir para ajudar a Comissão de Festas, “trata-se de uma angariação de fundos, pediram a nossa participação, tal como às outras bandas, e nós colaborámos de boa vontade”, afirmou.

Em relação à Banda de Alcanede, o presidente da instituição também enalteceu a iniciativa, “é de salutar este encontro com as três bandas do concelho. Algo que já em tempos se realizou e que não acontecia há muitos anos”. José Antunes destacou ainda a importância da convivência entre os músicos, “é uma boa iniciativa para podermos estar em convívio com os nossos colegas”, referiu o dirigente.

O encerramento do encontro coube à Banda da Gançaria. O seu presidente salientou que eventos desta natureza servem para, “além da divulgação da música, daquilo que se faz semana a semana nas escolas de música de cada banda”, ajudarem a promover “o desafio de cada instituição em querer fazer o seu melhor”, sendo que “quem ganha com isso é o público”. Paulo Duarte destacou também o convívio entre os presentes, “todas estas instituições têm no seu agrupamento músicos que são amigos, colegas de escola. Temos muitos amigos nas bandas de Alcanede e no Xartinho”, disse.

Muito satisfeito com o empenho e o apoio das três instituições musicais, ficou também o juiz das Festas de Santa Susana, “todos responderam afirmativamente ao desafio, participando da melhor forma”. Segundo Miguel Antunes, “desde a primeira hora, nenhuma banda colocou obstáculos à participação neste evento, estiveram sempre disponíveis e prontos a ajudarem-nos”, agradecendo a colaboração de todos.

Em paralelo com o Encontro de Bandas Filarmónicas, decorreu o leilão das fogaças e o leilão de blocos de pedra, “os empresários também nos ajudaram e de uma maneira geral só temos motivos para estar satisfeitos”, disse ao Portal de Alcanede, Miguel Antunes.

O evento começou com uma missa celebrada pelo padre Tiago Pires, seguida de procissão pelas ruas de Pé da Pedreira.

Ver fotos

Artigos Relacionados

A Herança – A arte urbana de Francisco Camilo enriquece ambiente do parque desportivo de Alcanede

Carlos Coelho

Noite de fados em Mosteiros no dia 14 de julho

Carlos Coelho

Mosteiros celebra Nª Sª dos Enfermos dia 16 de Fevereiro

Portal Alcanede