10.1 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
Religião

Fotos – 25 anos de ordenação sacerdotal do padre António Vicente comemorados em Alcanede

“Há 25 anos o senhor chamou o padre António Vicente para o ministério sacerdotal consagrando as suas mãos para abençoar, perdoar e consagrar”, as palavras foram proferidas por Clara Montez da Irmandade de Nossa Senhora da Purificação. O momento ficou registado minutos antes do início da celebração eucarística do passado dia 5 de junho que assinalou, pouco depois das 16 horas, a passagem das Bodas de Prata de ordenação sacerdotal do Padre António Vicente.

A cerimónia muito participada pela comunidade cristã coincidiu com o encerramento do chamado “Curso Alpha” que propôs, pensar a fé cristã, “a nossa caminhada na reaproximação a deus”, disse para a plateia uma das participantes.

A efeméride contou ainda com a presença de 4 casais da freguesia ( Alda Frazão – José Fernando Frazão / Emíla Bráz – António Bráz / António Piedade – Lídia Piedade / Mónica Inácio – José Inácio / Serafim Neves – Cacilda Neves ( 56 anos casamento) que simbolicamente representaram a passagem de décadas de união e a renovação dos laços matrimoniais.

“Mais do que pensar no meu percurso, fomos muitos, pessoas que passaram pela minha vida que colaboraram, serviram a igreja, a ocasião é oportuna para nos juntarmos e darmos graças a deus”, referiu o padre António Vicente, a propósito das suas memórias de quarto de século.

O sacerdote que chegou por nomeação da Diocese de Santarém à paróquia de Alcanede a 13 de setembro de 2015, recordou à reportagem do Portal de Alcanede alguns dos momentos marcantes da sua atividade pastoral, como foi o caso da experiência no Brasil, “deixou-me marcas muito positivas no estilo de ser sacerdote, o que está para vir será muito influenciado com o que ganhei nessa missão”, reconheceu.

A Festa da Família é também um acontecimento que ainda hoje é lembrado, por quem de perto acompanhou a iniciativa, Luísa do Rosário do Entroncamento que fez questão de estar presente em Alcanede, tem ainda bem presente esses tempos “é uma das suas grandes marcas que ficou na memória coletiva da cidade, da região e do Pais. A diferença, por vezes acontece quando um sacerdote toca a melodia do amor como uma grande orquestra”.

Num passado ainda não muito longínquo, no tempo da Paróquia de Sagrada Família do Entroncamento, estão as memórias de alguém que via o sacerdote com “um passo apressado, olhar que parece distante( mas profundo), sempre resgatado por gestos e obras, ainda agora presentes”.

E assim foi nascendo a obra, a Requalificação do Património Paroquial Edificado – Capela de S. João( primeiro espaço de culto religioso do Entroncamento) – Adro da Igreja Matriz- espaços envolventes da casa paroquial e construção dum novo Centro Pastoral.

O dom do sacerdócio parece não ter ficado esquecido na comunidade paroquial de Torres Novas durante a passagem por Alcoruchel, a primeira paróquia do padre António Vicente. A evocação desses tempos foi relatada ao Portal de Alcanede por Isabel Brites Moita, “ quem poderá esquecer a (Via Sacra da Beleza), a exposição, (Deus é Amor), a (Paixão de Cristo ao vivo), a (Feira Jovem), (Peregrinação a Santiago de Compostela),e (Jesus Cristo Superstar)”, recordou.

“Foram tempos de comunhão, de ideais que congregaram toda uma população, ávida de uma valorização que encontrou no Padre António Vicente a possibilidade de aprofundar e vivenciar o Evangelho”, disse.

Antes de terminada a cerimónia, flores e ofertas, depois a comunidade cristã prosseguiu em ambiente de festa, reunindo no átrio da igreja matriz para partilhar alimento em fim de tarde.

VER FOTOS

Artigos Relacionados

Crianças da catequese de Alcanede representam Via Sacra

Carlos Coelho

Mata do Rei evoca Nª. Sª. das Neves dia 13 de janeiro

Portal Alcanede

Celebrações públicas da missa regressam à Paróquia de Alcanede

Portal Alcanede