11.7 C
Alcanede
Segunda-feira ,1 Março, 2021
Artigos de Opinião

Existem Médicos Suficientes

Várias são as vezes que, até por alguma experiência própria, chego à conclusão que ao contrário daquilo que parece e nos é possível constatar nos Centros de Saúde, os médicos existentes no nosso País serão suficientes para satisfazer as solicitações dos respectivos utentes!… daí não se compreender qual a razão que para se conseguir uma consulta médica num Centro de Saúde Público, leva por vezes… alguns meses de espera.

Porém, optando por este mesmo serviço privado, obtém-se a consulta quase de imediato ou num prazo dito de razoável que poderá ir até aos sete dias – Feita esta análise e contabilizando  os encargos com deslocações e tempos perdidos para conseguir a consulta no público, fica mais vantajoso para o utente pagar a consulta no privado, com a vantagem ainda de poder escolher o médico.

Assim, parece também o problema ficar solucionado mas, não fica !… porque quando é necessário fazer análises laboratoriais ou exames de imagem radiológica e digital, para que o utente possa pelo menos usufruir dos seus direitos de descontos junto do Serviço Nacional de Saúde (S.N.S.), necessita possuir requisições para esses exames passadas pelos respectivos serviços; ao contrário do que já acontece (e muito bem) com as receitas para fármacos, as quais, quando passadas fora do S.N.S. já é aplicado nas farmácias os descontos a que os utentes têm direito.

Analisando este assunto com simples apreciação, conclui-se que quando os médicos particulares puderem fazer requisições para todos os exames necessários, do mesmo modo como já fazem as receitas para medicamentos, ou seja, com o direito a desconto no acto de execução sem necessidade de prévia autorização do S.N.S. ou CRSS, então os médicos existentes passarão a ser mais que suficientes para melhorar o sistema. Parece simples !?… e será que não é ?… Em termos de custos, parece que também não iria sobrecarregar os já existentes, uma vez esses serviços terem de ser executados, independentemente de qual o médico a requisitá-los.

Entretanto e porque certamente no Serviço Público existem dados para se saber os custos médios em que fica cada consulta prestada pelos médicos ao serviço, ficaria muito bem e seria justo que cada utente beneficiário do sistema, fosse posteriormente reembolsado por um valor correspondente a essa média, mediante a apresentação do justificativo de pagamento no médico particular; o excesso, a existir… seria suportado pelo utente. – Não seria isto viável?… pessoalmente penso que sim.

Passaria a existir mais vagas nos Centros de Saúde e assim deixaria de se abusar da paciência dos utentes, evitando assim a sua irritabilidade e consequente mau estado de saúde.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 321 vezes

Artigos Relacionados

Coisas das nossas gentes!

Portal Alcanede

Opinião de José Castela – A 80Km do esquecimento…

Portal Alcanede

O Regresso Oportunidade para Mudar

Portal Alcanede