11.9 C
Alcanede
Sexta-feira ,26 Abril, 2024
Artigos de Opinião

ER 361 – Um Mês Depois da Marcha Amiais – Alcanede

Certamente muitos de vós tiveram oportunidade, tal como eu, de lerem nos órgãos de comunicação social regionais da passada Sexta-feira, a notícia de que a E.P (Estradas de Portugal S.A) vai investir durante os próximos três anos 18,5 milhões de euros, no que designa como «Conservação Corrente no Distrito de Santarém».

Ao olhar para o título pensei baixinho… “ No meio de tanto milhão, é agora que vem aí o valor destinado à ER 361 e, finalmente vamos ter a certeza da repavimentação deste malfadado troço que liga Alcanede a Alcanena!”. De imediato fiquei desconfiado com o prazo! 2010-2013!

Li e reli a notícia de cima para baixo e de baixo para cima, fui ao site da E.P (como faço todos os dias) e continuei sem saber rigorosamente nada!

Confesso que pensei em não escrever uma única linha sobre o assunto porque a notícia é muito vaga. Fala de 18 milhões e meio de euros para “gastar” em 3 anos, mas não diz onde? O distrito é grande. Mais grave ainda, em nenhuma altura fala de beneficiação! Apenas “manutenção e conservação”. Ora, como acho que a 361 não precisa de ser mantida nem conservada, considero que algo não está bem. A não ser que seja para manter as crateras ali existentes e conservar o perigo diário para os que lá são obrigados a circular! E porque o meu humor estava a precisar de um incentivo… Tive de rir (baixinho) quando li: “Este é mais um investimento da Estradas de Portugal pela melhoria das condições de circulação rodoviária e segurança dos utentes da Rede Rodoviária Nacional a seu cargo.”

Desde que abracei esta causa em conjunto com todos vós… Já ouvi mentir, pelo menos por duas vezes! A primeira, quando a E.P disse que o lançamento do concurso para a empreitada da beneficiação do troço da ER361, seria no final de Março. A segunda, quando disse que seria na primeira semana de Abril de 2010. Posto isto, reservo-me ao direito de pensar que nestes 18,5 milhões de euros, não estão os 3,5 milhões que, segundo a mesma empresa, são necessários para a beneficiação da nossa estrada.

Como nos disse o nosso colaborador do Portal Américo Martins, e passo a citar: “Deduzo  que o concurso para o arranjo da estrada ER 361 esteja neste pacote triénio. Como diz o Sr. Prior, podeis esperar. E, já agora, acautelar o pacote, visto que Santarém tem 1021 km de estradas para conservação corrente e 18.50 M€ para espalhar.”

Pois é, vamos aguardar mais um bocadinho!…

Depois da marcha Amiais – Alcanede e da entrega das mais de 4400 assinaturas da petição ao INIR, E.P., Presidente da Assembleia da República e comunicados à Governadora Civil Santarém, Provedor de Justiça, Presidente da C.M.Santarém, Presidente da C.M.Alcanena, Grupos Parlamentares do PS, PSD, CDS-PP, PCP e BE… Até agora, só CDS-PP e PCP nos responderam.

O PP entregou o processo ao deputado eleito pelo círculo de Santarém e aos que integram a Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações. O PCP, novamente pelo deputado António Filipe, voltou a entregar na Mesa da Assembleia, a questão feita aquando do início da nossa petição (pode consultar na secção Noticias – Petição ER 361…). A presidência da assembleia telefonou para confirmar o número de assinaturas recolhidas on-line.

Cerca de um mês depois, parece-me francamente pouco para o desejado. Só falta o Sr. Presidente da Republica ficar a par da realidade da ER 361. Não sei se nas habituais visitas ao “País Real” o nosso presidente passa por aqui? Julgo que não. Os amortecedores da “sua” ou melhor “nossa” potente máquina também são dos bons e se calhar nem se nota!

A finalizar apenas uma garantia, não vou desistir e tenho a certeza que nenhum de vós.

As entidades competentes que não nos tentem ignorar, porque isso não é uma coisa bonita, pois não?

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 394 vezes

Artigos Relacionados

Santa Bárbara e os Mineiros

Portal Alcanede

Alucinação. A opinião de Américo Martins

Portal Alcanede

Memórias – Na Banca em Alcanede – Os amigos e o toque do sino

Portal Alcanede