10.1 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
Sociedade

Cientistas de todo o mundo visitam o Algar do Pena em Vale da Trave – Alcanede

Cerca de uma centena de cientistas oriundos de todo o mundo visitam esta quarta feira, dia 22 de agosto, pelas 10h00, o Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta “Algar do Pena” (CISGAP), no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros (PNSAC).

O encontro tem o apoio do município de Santarém e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e surge no âmbito da 24ª Conferência Internacional de Biologia Subterrânea, a decorrer em Aveiro.

O Centro de interpretação que está sob a alçada do ICNF em parceria com a investigadora Ana Sofia Reboleira, zelam pela estação Subterrânea de Monitorização da Fauna Cavernícola de Portugal Continental.

Recorde-se, a docente associada da Universidade de Copenhaga descobriu mais de 45 novas espécies de fauna cavernícola em diversas grutas portuguesas e no estrangeiro. A Guta do Algar do Pena é a morada do escaravelho cavernícola, identificado em 2007.

As Grutas do Algar do Pena foram descobertas em 1985, pelo Sr. Joaquim Pena (daí o nome do algar), na sequência do desmonte de uma bancada de calcário para produção de pedra para calçada.

Segundo os investigadores a gruta é uma cavidade “muito interessante do ponto de vista patrimonial, integrando a maior sala subterrânea conhecida em Portugal (125.000 m3 de volume)”.

Portal Antigo Visualizações: 1142

Artigos Relacionados

Vale da Trave prepara-se para receber a 4ª Mostra de Artesanato

Carlos Coelho

AG Extraordinária não trava pedido de demissão da direção da AHBVA

Carlos Coelho

Valverde convida à festa de 29 de junho a 4 de julho

Carlos Coelho