10.3 C
Alcanede
Terça-feira ,26 Outubro, 2021
Sociedade

Cientistas de todo o mundo visitam o Algar do Pena em Vale da Trave – Alcanede

Cerca de uma centena de cientistas oriundos de todo o mundo visitam esta quarta feira, dia 22 de agosto, pelas 10h00, o Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta “Algar do Pena” (CISGAP), no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros (PNSAC).

O encontro tem o apoio do município de Santarém e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e surge no âmbito da 24ª Conferência Internacional de Biologia Subterrânea, a decorrer em Aveiro.

O Centro de interpretação que está sob a alçada do ICNF em parceria com a investigadora Ana Sofia Reboleira, zelam pela estação Subterrânea de Monitorização da Fauna Cavernícola de Portugal Continental.

Recorde-se, a docente associada da Universidade de Copenhaga descobriu mais de 45 novas espécies de fauna cavernícola em diversas grutas portuguesas e no estrangeiro. A Guta do Algar do Pena é a morada do escaravelho cavernícola, identificado em 2007.

As Grutas do Algar do Pena foram descobertas em 1985, pelo Sr. Joaquim Pena (daí o nome do algar), na sequência do desmonte de uma bancada de calcário para produção de pedra para calçada.

Segundo os investigadores a gruta é uma cavidade “muito interessante do ponto de vista patrimonial, integrando a maior sala subterrânea conhecida em Portugal (125.000 m3 de volume)”.

Portal Antigo Visualizações: 1142

Artigos Relacionados

Domingo de Páscoa fique em casa Nª Sª da Purificação vai até si visitando todos os lugares da freguesia

Portal Alcanede

Pinhal de Alcanede esconde 600 quilos de cobre dissimulado na vegetação

Paulo Coelho

Fundos do baile do balão em Valverde reverte para os bombeiros de Alcanede

Carlos Coelho