11 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
Sociedade

Câmara de Santarém deixa alunos da Escola de Alcanede sem água quente

A Escola E.B 2, 3 de Alcanede está a funcionar há 8 meses sem água quente. A denúncia foi feita ao Portal de Alcanede por alguns encarregados de educação que lamentam o arrastar do problema, desde pelo menos, fevereiro deste ano.

“Esta situação tem constituído uma grande preocupação da minha parte, tendo insistido para que a sua resolução se verifique” referiu ao Portal de Alcanede, a diretora do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques.

A avaria, uma rotura na canalização, verificou-se no exterior do pátio traseiro da escola tendo afetado a área dos balneários e inviabilizando os banhos, após as aulas de educação física.

“Solicitei aos docentes da disciplina de Educação Física que planificassem as suas aulas dando, neste período maior relevância à parte teórica do programa, não havendo a obrigatoriedade de tomar banho depois das aulas”, disse Helena Vieira.

A responsável pelo Agrupamento de escolas garante que “o sucedido não condiciona o funcionamento do refeitório que se encontra a servir uma média de 110 almoços diários nas melhores condições de confeção e higiene”.

O Portal de Alcanede apurou que durante o período de férias escolares foi contratada uma empresa que, em setembro substituiu a canalização. No entanto por baixo do pavimento da casa das máquinas, subsiste uma perda significativa de água que condiciona o funcionamento da caldeira de aquecimento.

A diretora do Agrupamento reconhece que a avaria necessita de uma intervenção de técnicos especializados, “já se encontram contratados, estamos a aguardar, segundo informação da Sra. Vereadora da Educação”, disse.

“Foi-nos dito que a situação estava a ser resolvida, mas até agora, os alunos ou não tomam banho ou tomam de água fria. Estamos preocupados tendo em conta a aproximação do inverno” lamentou, a presidente da Associação de Pais e Encargados de Educação das Escolas de Alcanede, Amiais de Cima e Abrã.

De acordo com Margarida Frazão, os representantes dos pais já se manifestaram em Conselho Geral e “diretamente na escola, para a resolução definitiva do problema”.

No intuito de minimizar os incómodos causados à comunidade escolar, os balneários do Campo de jogos da Junta de Freguesia de Alcanede tem servido de apoio.

Artigos Relacionados

Valverde prepara-se para receber 21ª Festa da Miss Minissaia

Paulo Coelho

Acidente de viação em Pé da Pedreira provocou dois feridos ligeiros

Paulo Coelho

Listas para os órgãos sociais da AHBVA devem ser entregues até 15 de dezembro

Carlos Coelho