9.8 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
EducaçãoTV Educação

Feira Medieval de Alcanede – Dois dias de história ao vivo

A Feira Medieval de Alcanede começa esta sexta-feira, dia 8 de junho, pelas 16 horas com o Cortejo do Castelo ao centro histórico da vila.

A edição deste ano conta com mais um dia de atividades, uma novidade em relação a anos anteriores, “passamos de um para dois dias com os cortejos que serão verdadeiras aulas de história ao vivo”, revelou a diretora do Agrupamento D. Afonso Henriques.

“Temos vindo a construir um Projeto Educativo onde procuramos aliar a excelência académica à excelência humana pois é urgente formar uma nova geração que conheça e tenha orgulho e estima no seu património histórico-cultural”, salientou.

“Estamos todos envolvidos, alunos, funcionários, professores e também, pais que se preocupam em colaborar com a oferta de produtos e a preparar todos os trajes da época para os seus filhos”, disse ao Portal de Alcanede, Helena Vieira.

“Fumeiro, taberna, sopa, produtos da horta e animais, pão, doces conventuais, bolos fritos, queijos, plantas medicinais, fumeiro, bebidas espirituosas, espaço museológico, ofícios, panos, artesanato, scriptorium e Leitura de Sina”, são as tendas que o público poderá visitar.

No espaço dedicado às comidas e bebidas vão estar envolvidas cerca de 40 pessoas, desde assadores e serventes de mesa.

A organização do evento que pertence ao Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques pretende recuar no tempo ao Anno Domini de 1163, recriando-se a Visitação D’el Rey D. Afonso Henriques ao termo de Alcanede, em concreto a doação do poder temporal ao Alcaide-Mor D. Gonçalo Mendes de Souza e a jurisdição eclesiástica e espiritual a D. João, 2º Prior do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Será ainda lida uma Carta de Feira concedida por D. Afonso Henriques ao lugar de Alcanede.

“Encontramo-nos preparados para este momento de verdadeiro regresso ao passado local que tanto nos diz e que queremos incutir nos nossos alunos desde a mais tenra idade”, reconhece Helena Vieira que espera contar com condições atmosféricas favoráveis, “o tempo está a revelar-se muito instável e isso dificulta as atividades”.

feira 01feira 02ARQUIVO VIDEO

ARVE Error: need id and provider

Artigos Relacionados

Parlamento Europeu recebeu comitiva do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques

Portal Alcanede

Comissão local de “Um dia pela vida em Alcanede” angaria 38.210,25 euros para a luta contra o cancro

Carlos Coelho

Militares da GNR explicam perigos e benefícios da internet à comunidade escolar de Alcanede

Carlos Coelho