11 C
Alcanede
Terça-feira ,7 Maio, 2024
Saúde

Falta de médicos leva utentes do Centro de Saúde de Alcanede a protestar na próximo dia 15 de abril

A recorrente falta de médicos no Centro de Saúde de Alcanede vai levar os utentes a protestar na próxima quarta feira dia 15 de abril de 2015, exigindo uma melhor prestação dos cuidados de saúde.

Recorde-se que a ausência de clínicos e o deficiente funcionamento do CSA, levou em outubro do ano passado o executivo da Junta de Freguesia de Alcanede, a recorrer aos deputados do PSD eleitos pelo distrito de Santarém, reforçando ainda as suas preocupações, numa missiva enviada ao Ministro da Saúde.

Na carta enviada a Paulo Macedo, o executivo sugeriu” a colocação de forma urgente e efetiva de profissionais de saúde em regime mobilidade ou com recurso à contratação por ajuste com empresas da especialidade, ou ainda com recurso à contratação de profissionais estrangeiros como recentemente aconteceu neste ACES”.

O cenário que agora se coloca de revolta das populações foi na altura evidenciado pela presidente de Junta de Freguesia, Cristina Neves, ao alertar para a possibilidade da população se indignar de forma contundente com o estado da prestação de cuidados de saúde, “é provável que outras formas de luta popular comecem entretanto a surgir, e naturalmente a JFA estará ao lado das suas populações nestas reivindicações que há muitos anos assolam esta região” lamentou.

O arrastar dos problemas verificados no CSA, pelo menos desde outubro do ano passado, levou na altura o gabinete de comunicação do ACES, em resposta às solicitações do Portal de Alcanede, a esclarecer “que conta com a colaboração da Unidade de Saúde Familiar Alviela e do Coordenador da UCSP de Santarém, para a passagem de receituário bem como para efetuar consultas aos utentes todas as 4ª feiras, no período da manhã”.

Na falta de respostas ao essencial dos problemas verificados em Alcanede, o ACES recordou que os utentes do Centro de Saúde ” mantêm o acesso ao atendimento complementar aos fins-de-semana e feriados na Unidade de Saúde de S. Domingos, em Santarém”.

 

 

Artigos Relacionados

16 Novos dadores de sangue presentes no Dia da Família e da Saúde celebrado na Fravizel

Portal Alcanede

Centro de Saúde de Alcanede sem médicos preocupações chegam ao Ministro da Saúde

Carlos Coelho

Unidade de saúde de Alcanede não vai encerrar, garante diretor do ACES Ribatejo

Paulo Coelho