14.9 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
Sociedade

ETAR de Alcanede inaugurada na presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais de Alcanede foi inaugurada este sábado, 13 de julho de 2013. A obra representa um investimento na ordem dos 3,8 milhões de euros, dos quais 2,7 milhões foram financiados pela União Europeia. A cerimónia decorreu na presença de várias entidades oficiais, entre as quais o Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba.
Em declarações ao Portal de Alcanede, o Secretário de Estado afirmou que esta obra “é um ótimo exemplo de aplicação dos fundos da União Europeia, um grande esforço da Câmara Municipal de Santarém e uma grande aposta na qualidade de vida das pessoas”. Pedro Lomba considerou também que a infraestrutura permitirá “que as pessoas passem a viver melhor com a construção desta ETAR que se insere num plano de outras obras do mesmo nível”, disse.

O membro do Governo salientou ainda que o investimento “terá um impacto fortemente positivo na economia local e nacional”, e que o mesmo servirá para que as empresas “que estão a fazer um grande esforço de internacionalização, nomeadamente na indústria pedreira, de curtumes e da cal”, passem a ter os seus resíduos tratados pela ETAR, “contribuindo igualmente para a fixação de novas empresas”, frisou.

Pedro Lomba salientou também à nossa reportagem que, “apesar da crise, Portugal não parou e continua a fazer obra e nesta fase é fundamental continuar a trabalhar. O que hoje estamos a assistir em Alcanede é exemplo de governo” e que a pretexto “da crise e da situação financeira dos países, não podemos deixar de governar”, concluiu.

Para Ricardo Gonçalves, Presidente da CMS e simultaneamente Presidente do Conselho de Administração da Águas de Santarém, a ETAR de Alcanede “é uma concretização que nos enche a todos de orgulho”, lembrando que o saneamento básico, “como o próprio nome indica é básico e nós tínhamos uma taxa de cobertura no nosso concelho de cerca de 60%”, sendo que no final destas obras “vamos ficar com 94% cumprindo as diretrizes europeias”, afirmou.

O autarca fez também questão de lembrar que foram conseguidos fundos comunitários “para que as pessoas não tenham de pagar a ligação aos seus ramais”. Algo que custava 618€ e que “depois da reprogramação que fizemos ficou gratuito”, um incentivo para que “todos se liguem à rede de saneamento”, frisou.

Ricardo Gonçalves garantiu ainda que a empresa municipal Águas de Santarém irá agora proceder “a campanhas de sensibilização para que isto possa ter efeito de uma maneira célere e entendida por todas as pessoas”, agradecendo a compreensão das populações num processo “nem sempre fácil”, enaltecendo “os que têm compreendido e colaborado neste processo. Queremos caminhar para um concelho de excelência e para isso, importa mante-lo e cuidar dele”, disse.

Por seu turno, o Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede considerou que a inauguração da ETAR significou “o terminar de uma obra e o início de uma melhoria na freguesia que já há muito tempo deveria estar em execução”. Apesar do atraso, Manuel Joaquim Vieira salientou que “agora é preciso que as pessoas utilizem o que têm à sua disposição”, incentivou.

A ETAR de Alcanede irá servir 1.189 habitantes com tratamento secundário e faz parte do plano integrado de ampliação do serviço de saneamento do concelho de Santarém. A bacia de drenagem afluente à Estação de Tratamento de Águas Residuais abrange as povoações de Alcanede, Mosteiros, Aldeia de Além, Bairro dos Murtais e Alqueidão do Mato. Segundo a Águas de Santarém, a breve prazo a empresa municipal deverá colocar a funcionar o sistema de drenagem de águas residuais de Aldeia da Ribeira.

Fora desta execução vão ficar, para já, Casais da Charneca, Prado, Vale da Trave, Pé da Pedreira, Barreirinhas, Murteira e Valverde, não se sabendo quando abrirá o concurso para a contemplação destes lugares da freguesia de Alcanede na rede de saneamento básico.

Ver Fotos

Artigos Relacionados

Festa da Ascensão volta em força a Casais da Charneca

Portal Alcanede

Xartinho recebe Festa do Idoso 2009

Paulo Coelho

ETAR de Alcanede inaugurada a13 de julho com munícipes isentos de pagarem ligação aos ramais de saneamento

Paulo Coelho