19.8 C
Alcanede
Sábado ,4 Maio, 2024
Sociedade

Simbolismo do Natal bem presente na Festa da Santa Casa de Alcanede

Mais de uma centena de pessoas marcaram presença na festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede (SCMA). A iniciativa teve lugar na Associação Recreativa e Cultural de Alcanede, no dia 21 de dezembro, e contou com a participação de utentes, funcionários, colaboradores, familiares e amigos da instituição.

O espirito natalício foi assinalado com a realização de um momento de reflexão, uma mensagem de Natal e a encenação de “Artaban”. Uma peça de teatro que relata a história do quarto mago, que passou a vida à procura de Jesus e só o encontrou quando Ele estava a ser crucificado. É uma lenda que revela uma criatura cheia de bondade e fé que também viu a estrela brilhar sobre Belém, mas que sempre chegava atrasado aos lugares onde Jesus poderia estar, pois encontrava pobres e miseráveis a precisarem da sua ajuda.

O espetáculo ficou também marcado pela interpretação do hino da Santa Casa (letra da autoria da Alcanedense Maria Ivone Carrolo) interpretado por Casimira Frazão, e a atuação musical do grupo “Vida Nova”.

Em declarações ao Portal de Alcanede, a provedora da SCMA realçou o simbolismo da festa de Natal, “é uma época que nos diz muito”, lembrando “que os nossos idosos ocupam o sítio mais alto da nossa vida. A eles dedicamos todo o nosso carinho e amor, procurando inspirar neles a fé, a esperança e tentando que nunca estejam sós”.

Numa altura particularmente difícil, Conceição Gaspar afirmou “que a Santa Casa tem dado comer aos pobres, tem vestido aqueles que não tem roupa e continua a marcar presença nos bons e nos maus momentos. Pedimos para poder dar”.

A provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede fez ainda questão de agradecer “a todas as nossas colaboradoras e colaboradores, o carinho e empenho que tem dedicado à Santa Casa, para todos sem exceção, um Santo e Feliz Natal”.

Ver Foto Reportagem
 

Artigos Relacionados

EN 362 – A «estrada de ninguém» tem buracos de 50 cm na Aldeia da Ribeira

Carlos Coelho

Alqueidão do Rei celebra 29 anos de festa em honra de Nª Sª da Esperança

Paulo Coelho

Livro “Casa Cadete – 100 Anos de Histórias e Memórias” é lançado dia 15 janeiro em Valverde

Portal Alcanede