10.1 C
Alcanede
Sábado ,4 Maio, 2024
Sociedade

Movimento Cívico organiza visita para profissionais do centro de saúde de Alcanede em reconhecimento pelo serviço prestado atualmente

O Movimento Cívico Portal Alcanede organizou, no passado dia 15 de abril, uma jornada de convívio que reuniu duas dezenas de familiares, amigos e funcionários do centro de saúde de Alcanede.
A iniciativa, teve como objetivo “agradecer e reconhecer publicamente o serviço prestado atualmente por aqueles profissionais às populações”.

O Movimento entendeu que “apesar de algumas contrariedades que originaram períodos conturbados no seu funcionamento”, tem sido feito um esforço para manter a qualidade no atendimento aos utentes.

Num momento em que o país atravessa grandes dificuldades financeiras, “há que ter uma atitude construtiva e reconhecer os aspetos positivos que têm sido desenvolvidos em prol das pessoas. As dificuldades superam-se melhor com equipas motivadas”, afirmou Luís Ferreira.
O Movimento Cívico salientou ainda “os aspetos da sensibilização e da prevenção dos cuidados de saúde, onde os utentes podem desempenhar um papel mais pró-ativo, de forma a estabelecerem uma relação de maior proximidade entre o utente e os profissionais de saúde”.
 

Na qualidade de porta – vozes do Movimento Cívico Portal Alcanede, Luís Ferreira e Paulo Coelho aproveitaram o momento de confraternização para dizerem que “com esta iniciativa, foram criadas as condições para o surgimento de sinergias, que antes se encontravam latentes”, manifestando todo o interesse em “colaborar com a Dra Ruth Lopes, clínica do Centro de Saúde de Alcanede”, num projeto que classificaram como inovador.
Como primeiro desafio, é importante “conseguir ajudar a constituir uma equipa de profissionais de saúde estável, faltando dois médicos para esse efeito, o que não impede de se seguir em frente com o projeto”.
 

Num gesto de agradecimento pela organização da iniciativa, a médica do centro de saúde, Ruth Lopes mostrou-se sensibilizada e honrada pelo convite, afirmando que esse sentimento é “extensivo aos responsáveis do ACES – Ribatejo (Agrupamento de centros de saúde lezíria I – Ribatejo)”, presidido por Carlos Ferreira, diretor executivo.
Esta profissional de saúde reconheceu ainda a importância de uma comunicação aberta entre profissionais de saúde e a população ”tem sido extremamente agradável ver o vosso interesse e partilhar a beleza desta região”, disse.
 

A ação contou com o apoio da assembleia de compartes do Baldio do Vale da Trave, que proporcionou um percurso guiado ao “Vale da Trave – terra das ervanárias” e uma visita ao Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta do Algar do Pena, do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, que também apoiou a iniciativa.
As condições atmosféricas adversas não possibilitaram o almoço volante no parque de merendas do pinhal de Vale de Mar, tendo-se realizado no centro comunitário de Vale da Trave.

Foto mov cívico csaúde alcanede página
Ver Fotos
 

Artigos Relacionados

Associação do Prado prepara mais uma edição do passeio pedestre

Portal Alcanede

Parque Desportivo de Alcanede palco do espetáculo de dança ‘Dançar com… Liberdade’

Portal Alcanede

EN 362 – A «estrada de ninguém» tem buracos de 50 cm na Aldeia da Ribeira

Carlos Coelho