14.9 C
Alcanede
Quinta-feira ,2 Maio, 2024
Cultura

Músicos da Banda de Alcanede regressaram de Amarante com vontade de repetir experiência

Foto: Daniel Frazão

A Banda Musical de Amarante organizou este ano o IV Estágio de Verão e Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão.Este evento contou com a participação especial do Maestro convidado, o espanhol Rafael Agulló Albors, reconhecido internacionalmente. Este estágio foi composto por dois momentos distintos: o Concerto de Música de Câmara, sob a direção artística do Prof. Manuel Fernando Marinho e dos respetivos Professores de Naipe e o Concerto Final da Orquestra, sob a alçada do Maestro Convidado.

O programa a trabalhar era “Uma História de Meninos” que, com obras da autoria de importantes autores da história da música, procurava refletir a ideia que o “contacto com os outros e com os docentes enriquece o dom musical que cada criança possui” e defender ainda que “o propósito da música de ensino é para apoiar o processo de educação, a fim de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo”.

A Sociedade Filarmónica Alcanedense (S.F.A.) fez-se representar ao mais alto nível, se bem que mais vagas houvesse e maior teria sido a representatividade da única banda do “Sul”, como se diz na gíria “bandística”.

Participaram neste IV Estágio os seguintes elementos: Daniel Frazão, José Castela e Tiago Cruz (Clarinete – Prof Hélder Gonçalves); Nelson Inácio (Saxofone – Prof Hugo Marinheiro); Bruno Simões (Trompete – Prof João Bentes); Pedro Frazão (Bombardino – Prof Jorge Fernandes); Sérgio Duarte (Trombone – Prof Júlio Sousa) e Francisco Neto (Percussão – Prof Isabel Silva). Alguns elementos da S.F.A. fizeram parte do lote de Solistas do Concerto Final da Orquestra, motivo que nos deve orgulhar e motivar para participações futuras.

A S.F.A. contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Alcanede através da cedência de uma carrinha para a deslocação dos 8 elementos, facto esse que não podia deixar de ser mencionado como essencial que foi. Estes nossos embaixadores levaram na sua bagagem o bom nome e prestígio de Alcanede e do “Sul”, e voltaram com muito trabalho, esforço, dedicação, camaradagem e acima de tudo amizade.

Texto: José Castela

Fotos: Daniel Frazão

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 432 vezes

Artigos Relacionados

Leonardo Pereira Fadista de Casais da Charneca lança primeiro single dia 27 de Junho

Portal Alcanede

Alcanedense Ivone Carrolo homenageia Banda de Alcanede

Paulo Coelho

Filarmónica Alcanedense realiza Festa de Santa Cecília

Paulo Coelho