13.5 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
EconomiaSociedade

Alegria e emoção na celebração dos 50 Anos da empresa MJ Carreira & Filhos

Foi num misto de alegria, emoção e saudade, que a empresa MJ Carreira & Filhos assinalou, no dia 22 de junho de 2022, o seu 50º Aniversário. A empresa, com sede em Alqueidão do Rei, e que teve como fundador o empresário Manuel Jesus Carreira, falecido em julho do ano passado, encheu-se esta quarta-feira de clientes, fornecedores e amigos recebidos pelos irmãos Nuno, Rui e Sandra Carreira, seguros de que o seu pai estará “muito orgulhoso”.

É um momento de muita responsabilidade porque são 50 Anos, um marco gigante”, disse à reportagem do Portal de Alcanede a filha do fundador. Sandra Carreira lembrou que o legado deixado é “enorme e tudo isto foi fruto de muito trabalho do nosso pai e que queremos prolongar por muito mais tempo”, disse.

Nuno Carreira concorda plenamente, lembrando que “estamos a falar de cinco décadas e que não é todos os dias que uma empresa consegue chegar tão longe”, seguro de que o pai estará “orgulhoso pelos filhos que deram continuidade à empresa”.

Manuel Carreira criou a empresa em 1972, “na altura começou com as canalizações e um bocadinho de azulejo. Os filhos também foram crescendo e pegaram no projeto dele e deram continuidade ao trabalho”, disse Nuno Carreira.

O gosto pela área da construção foi incutido desde muito cedo pelo fundador, “crescemos aqui, em Alqueidão do Rei, no meio dos azulejos, no meio destes materiais e sempre estivemos habituados, também, a andar no meio das pessoas e tudo isso despertou-nos o “bichinho” pelo setor”, confessou Sandra Carreira. Tanto assim foi, “que nos mantemos os três unidos e somos bastante felizes a fazer o que fazemos”, disse.

Ao longo da tarde de comemoração da efeméride, pela sede da MJ Carreira & Filhos, passaram cerca de 200 pessoas em diferentes horários, “temos aqui hoje clientes que acompanharam o meu pai desde praticamente o primeiro dia em que ele começou! Por isso, fazemos questão que essas pessoas, e os mais recentes, estejam aqui connosco neste aniversário”, não esquecendo a importância dos colaboradores, atualmente com 11/12 pessoas, “equipa pequena, mas muito dinâmica e extremamente importante na comunicação da nossa empresa”, lembrou a empresária.

50 Anos depois a empresa continua a crescer, “felizmente temos crescido e queremos continuar a crescer em conjunto com os nossos clientes e fornecedores, uma parceria mútua que temos levado a cabo, e com os nossos colaboradores que, sem dúvida, são um ponto forte no crescimento da nossa empresa” disse, por sua vez, Nuno Carreira. O empresário lembrou que em 2004, a empresa apostou na abertura de uma loja na vila de Alcanede, “mais um marco de crescimento em complemento à sede em Alqueidão do Rei”.

Após a pandemia, e com uma guerra a decorrer, os irmãos Carreira estão conscientes de que o momento é bastante complicado “porque não sabemos o que está para acontecer”. No atual contexto “o futuro é incerto”, desabafou Sandra Carreira. “Desde o final do ano passado até hoje, estamos a falar de aumentos globais para a empresa de cerca de 40%” vincou, também, Nuno Carreira.

A juntar à questão dos combustíveis, também o gás agravou o problema “hoje em dia as fábricas trabalham através de gás, que é a fonte principal de produção das fábricas de azulejos, mosaicos, loiças sanitárias, etc., e esse aumento já chegou aos 300%! Um m3 custava 20€, hoje custa quase 200€!”, lamentou o empresário.

Apesar dos contratempos, as palavras “crescimento” e “otimismo” acompanham a MJ Carreira & Filhos, “felizmente temos clientes de Norte a Sul do país e exportamos também bastante para Angola e Guiné”, disse Sandra Carreira. “Lembro-me que em 2009/2010 tivemos uma crise grande, conseguimos ultrapassar e até crescer”, recordou Nuno Carreira, “todos juntos vamos ultrapassar este momento”, assegurou.

Nota: Brevemente o Portal de Alcanede publicará um vídeo alargado sobre a empresa MJ Carreira & Filhos.

Artigos Relacionados

Festa de Alcanede anima vila de 22 a 26 de Agosto

Paulo Coelho

Milhares de visitantes são esperados em mais uma edição da Expo Alcanede

Paulo Coelho

Covid-19: Aumentam para 115 os casos confirmados no concelho de Santarém

Portal Alcanede