A confirmação do surgimento de casos positivos da Covid-19 na freguesia de Alcanede, ao longo da última semana, levou a Paróquia a suspender temporariamente as celebrações presenciais, após respetiva concordância da diocese de Santarém.
Numa nota informativa enviada ao Portal de Alcanede, a paróquia indica que a suspensão irá decorrer “até indicações em contrário”, e que esta que surge “no intuito de evitar o contacto e a proximidade física dos fiéis nos lugares de culto, com vista a evitar propagação e contágios”, citamos.
Nesta mensagem a todos os paroquianos recorda-se o passado recente, quando durante a quarentena e o estado de emergência, “as missas estiveram suspensas ainda que sem a existência de casos positivos entre nós” e que agora que eles efetivamente existem, “chegou o momento de reforçarmos a vigilância ativa e de olharmos para a nossa realidade com a preocupação que a mesma nos merece”.
O documento reforça a ideia de que o momento deve de ser vivido “sem alarmismos nem excessos”, mas principalmente “com o máximo de respeito pela dignidade e individualidade de cada um e de toda a comunidade”, salientando que agora, “mais do que nunca”, é fundamental “ter a capacidade de percebermos e aceitarmos que a hora é de redobrado cuidado e de reforço de práticas seguras para o bem, saúde e segurança de todos”, lê-se na mensagem.
Não escondendo a sua apreensão, o Padre António Vicente manifesta o seu desejo de sempre, “de ir ao encontro de todos”, embora neste momento, “a sua proximidade e entusiasmo sejam o seu maior motor de benfeitoria junto de cada coração, contaremos “apenas” com todo o seu apoio e oração, novamente à distância”, como aconteceu durante a quarentena, mas, “na certeza que à distância de um click ou de um telefonema poderemos receber o reconforto da sua voz e palavra sempre amiga”, citamos.
A finalizar, a Paróquia deixa a recomendação, “cumpram as regras sanitárias, estejam atentos aos sinais, mantenham-se vigilantes na Graça de Deus”.