11.4 C
Alcanede
Terça-feira ,30 Abril, 2024
Educação

Projeto – “Algar do Pena, um Laboratório Vivo”

No dia 8 de janeiro houve mais uma saída de campo dos pequenos “investigadores/cientistas” da Escola Básica de Alcanede à Gruta – Algar do Pena. Aí os alunos efetuam a observação, monitorização, alimentação e verificação da saúde das espécies cavernícolas que se encontram no único Troglobiário de Portugal Continental.

Nesta saída de campo os alunos e professores do Clube Ciência Viva foram surpreendidos pela presença de uma investigadora espanhola, Andreia Castanho, que se encontra a desenvolver um projeto de investigação para conclusão do grau de doutoramento, sobre o tema ”Sensibilidade da fauna cavernícola à concentração de sal nos aquíferos”.

Com este projeto, a investigadora pretende saber se as alterações ambientais provocadas pelo Homem à superfície se repercutem no subsolo. Esta investigadora explicou aos alunos a extrema importância da gruta do Algar do Pena, para a realização de estudos científicos sobre as espécies de fauna cavernícola.

Uma vez que estas espécies não sobrevivem fora das condições biofísicas da gruta, é de extrema importância a sua preservação na plataforma, criada no interior desta gruta vertical, para que possam estar disponíveis para experimentação. Daí o reconhecimento da importância do Algar do Pena a nível internacional por parte da comunidade de investigadores e cientistas.

A monitorização desta estação por parte de alguns alunos da escola sede, resulta da articulação entre o Clube Ciência Viva da escola sede, a Junta de Freguesia de Alcanede que faculta o transporte dos alunos e professores e do PNSAC (Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros) entidade responsável pelo CISGAP (Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta do Algar do Pena).

Esta articulação está no seu segundo ano e prevê-se a sua continuidade, uma vez que os alunos participantes se têm mostrado muito interessados, pois além de contribuírem para a concretização de estudos científicos, adquirem de modo informal competências de natureza científica/tecnológica e sentem-se mais motivados para a aprendizagem das ciências experimentais no ensino formal.

A coordenadora do projeto Ciência Viva
Professora
Maria João Neto



Artigos Relacionados

Último dia de aulas junta esta sexta feira pais professores e alunos num arraial popular

Carlos Coelho

Centro de Saúde convida crianças do 1º ciclo do AEA para ação inédita em Alcanede

Paulo Coelho

Agrupamento Escolas convida população para XV Feira do Livro e semana da leitura

Carlos Coelho