26.5 C
Alcanede
Sexta-feira ,12 Abril, 2024
Sociedade

Fotos – 1º Mercado Tradicional – Folar da Páscoa “mexeu “com a vila de Alcanede

O largo junto à praça e rua da misericórdia em Alcanede recebeu no passado dia 12 de março o 1º Mercado Tradicional – Folar da Páscoa, 17 bancas provenientes dos vários lugares da freguesia animaram o local, que outrora foi cenário da antiga feira de Alcanede.

“O tempo está a ajudar, os santos ajudam sempre”, dizia Fernanda Marques do Grupo de juízas da Festa de S. Vicente. A banca vinda da Murteira e Barreirinhas à semelhança de todas as outras era o espelho do que há de mais tradicional, “tudo o que está aqui foi feito por nós, as nozes não, essas não foram feitas por nós” disse, com um largo sorriso.

O pão caseiro cozido em forno a lenha, os coscorões, os folares da páscoa tradicionais, as amêndoas e o chouriço, eram uma pequena amostra da variedade exposta em cada banca.

“Trouxemos um doce tradicional, os parrameiros e ainda os folares de carne e de chocolate e as pombinhas”, contou ao Portal de Alcanede Célia Joaquim, de Casais da Charneca.

“Estou a sentir uma coisa que não há nada que pague que é o convívio e a relação entre as pessoas, e isso está a ser maravilhoso”, comentou o padre António Vicente ao Portal de Alcanede.

A iniciativa inserida no programa “Páscoa Viva”, contou com a organização conjunta da Junta de Freguesia de Alcanede, Santa Casa da Misericórdia e Paróquia, “a ideia foi de valorizar, fazer sobressair, chamar mais as pessoas, dar uma nova dinâmica e sobretudo fazer este trabalho em equipa, mexendo com a vila e as aldeias, isso é apaixonante e muito positivo”, referiu o pároco de Alcanede.

Aproveitando a quadra da Páscoa, o primeiro Mercado Tradicional, tornou-se temático com o tema “Folar da Páscoa” foi por isso dirigido para as Capelas, Catequeses e IPSS da Freguesia, no intuito destas entidades representarem as suas terras, “e ao mesmo tempo angariarem algumas verbas para os seus fundos de maneio”, referiu a presidente de Junta de Freguesia, Cristina Neves.

O programa “Páscoa Viva” que engloba o 1º Mercado Tradicional a 1ª edição da “Páscoa com Sabor” e o Workshop – Suporte Básico de vida do movimento “Mochila às Costas”, contempla as celebrações mais significativas da semana santa que acontecem de 24 a 27 de março, domingo de páscoa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado Tradicional – Folar da Páscoa acontece este sábado inserido no programa “Páscoa Viva”
Restaurantes da freguesia abrem as portas sugerindo uma “Páscoa com Sabor”

VER FOTOS

Artigos Relacionados

Mosteiros: Tribunal condena a 7 anos de prisão homem de 56 anos por crimes de violação, ameaça agravada e arma proibida

Portal Alcanede

Partilh@com Uma porta aberta à solidariedade em Alcanede

Paulo Coelho

Faltam cerca de 900 hectares para se constituir a ZIF de Alcanede sensibilização prossegue na Expo

Carlos Coelho