10.9 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
Sociedade

Missão de jovens voluntários conquista Alcanedenses

“Só queremos mostrar que somos felizes e é isso que nos motiva a estar aqui”, a frase foi proferida por Sara Marques, uma das 55 jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, que integrou a missão para jovens voluntários. Tratou-se de uma organização do serviço de juventude da Diocese de Santarém, que decorreu entre os dias 20 e 27 de julho, em vários lugares da Paróquia de Alcanede.

A jovem em questão é uma das responsáveis pelo projeto “Fé4Missão”, lançado em 2009, sendo também uma promissora profissional na área de enfermagem a trabalhar, atualmente, em Inglaterra, “é giro ver os mais novos despenderem das férias com os amigos e dos mais velhos e retirarem uma semana de férias do trabalho para estarem aqui”.

missao 06aEnquanto decorria a conversa, pouco depois da hora de jantar e numa mesa de café, ouvia-se o entoar de canções de mensagem, um coro de juventude entre acordes de guitarra para falar à comunidade de Deus e da Igreja ”é uma semana em que nós damos o nosso tempo, para aquilo que acreditamos”.

Uma tarefa nem sempre fácil como é a missão evangelizadora, mesmo que os destinatários sejam por norma católicos, ”nestas coisas da fé não podemos funcionar por números, porque neste momento a fé é uma coisa que não está muito na moda”, referiu o padre Tiago Pires enquanto tomava um café.

“Sei que houve muitas pessoas que já não iam à missa há alguns anos e que com a visita destes jovens foram, reaproximaram-se da fé, por isso já valeu a pena”, admitiu.

Entusiasmado pela presença da juventude, Tiago Pires, sublinhou que “não era suposto termos uma grande multidão nas diversas atividades”, até pelo período de férias que atravessamos.

“O importante foi semearmos a palavra de Deus e irmos fazendo a experiência de que é possível viver a fé cristã de uma forma muito feliz, descontraída, alegre, foi o que pudemos experimentar com eles durante estes dias”, reconheceu o sacerdote.

A visita dos jovens voluntários percorreu vários lugares da freguesia de Alcanede na tentativa de envolver a comunidade local, uma meta que terá sido atingida, fruto da hospitalidade dos Alcanedenses,” tivemos uma boa adesão. No porta a porta, que é a nossa principal atividade, sentimos que as pessoas já estavam à nossa espera, e isso é muito positivo”, referiu Sara Marques.

No Blog oficial do projecto “Fé4Missão” os jovens deixaram os seus testemunhos e agradecimentos” um obrigado pela disponibilidade, do padre Tiago Pires, pela mobilização da comunidade, pela sua paciência para com os Jovens barulhentos e pela dedicação na sua vocação. Que Deus o mantenha firme na sua vocação e Testemunho de entrega”, lê-se.

A missão dos jovens por terras da Paróquia de Alcanede englobou várias atividades, desde visitas a lares de idosos, animação, momentos de oração como o terço e as missas, uma noite de cinema jovem, o encontro com catequistas e famílias e a via-sacra da luz pelas ruas de Alcanede, “pela minha sensibilidade acho que foi uma celebração muito bonita”, sublinhou ao PA o Padre Tiago Pires, destacando também a “vigília de oração no sábado à noite e a participação dos jovens nas missas do fim-de-semana”.

 
 

VER FOTOS


LINKS
fe4missao

facebook

 

Artigos Relacionados

Marchas Populares em destaque nos festejos organizados pelo Grupo de Jovens PBM

Paulo Coelho

Reportagem do 9º Aniversário do Grupo Motard “Doidos por Elas”

Paulo Coelho

Muito público no arranque da Expo Alcanede 2012

Paulo Coelho