16.3 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
Sociedade

Banda do Xartinho e população demonstram união

Há pouco mais de três anos que os cemitérios de Alcanede e dos Bacelos nos Mosteiros, ostentam lápides incrustadas em pedras da zona da serra em homenagem aos músicos, dirigentes e amigos da Banda do Xartinho já falecidos. Este ano por ocasião dos 70 anos de vida da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho, comemorados no dia 20 de julho, também o cemitério de Valverde passou a merecer tal distinção.

Naquele lugar descansam há vários anos os restos mortais do músico Fernando Frazão e mais recentemente do dirigente da Banda do Xartinho, Joaquim Frazão Dias, falecido no passado dia 6 de março de 2014.”Era um homem incansável a ajudar, não há palavras para definir a sua pessoa como homem e amigo da banda”, desabafa o presidente da direção da Banda do Xartinho, Manuel Gaspar, à reportagem do Portal de Alcanede.
 

xartinho 70anos 06Emoções idênticas, já haviam sido sentidas na homenagem dos atuais dirigentes da Banda e músicos numa breve passagem pelos cemitérios de Alcanede e Mosteiros, uma tradição intocável, que ano após ano se repete e contempla por ocasião da efeméride, uma receção com direito a música, no largo Dom Afonso Henriques, sede da junta de freguesia de Alcanede.
 

O dia culminou com um jantar convívio na casa do povo do Xartinho, uma prática nem sempre seguida e que levou no passado a banda a assinalar vários aniversários fora da aldeia “foi uma das melhores coisas que nos poderia ter acontecido nos últimos 7 ou 8 anos”, reconheceu Manuel Gaspar, quando aludiu ao facto de estarem sanadas algumas divergências que opunham a população e antigos dirigentes.
 

“Unimos as pessoas, não se pode separar a banda do povo porque ela precisa de apoio, e a verdade é que os dirigentes passam mas a instituição fica” sublinhou Manuel Gaspar ao afirmar “quem pensar em mudar tudo o que diz respeito a tradições corre sério risco de falhar”.
 

O presidente da direção da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho, admitiu ao Portal de Alcanede que tem tido durante os seus mandatos o apoio de toda a equipa diretiva e dos músicos “felizmente que tenho tido muitas alegrias, as pessoas tem mostrado colaboração, quando são chamadas, por exemplo, a organizar eventos a favor da banda”, disse.
 

A festa de aniversário proporcionou uma tarde de música com os concertos protagonizados pela Banda do Xartinho, dirigida pelo maestro Pedro Andrade, e Sociedade Filarmónica de S. Sebastião, dirigida pelo maestro David Manuel Ferreira – banda convidada – oriunda da Cidade de Rio Maior.
 

Festa em Honra de Santa Cécília 

A festa em honra de Santa Cecília (padroeira da música), vai ser assinalada no próximo mês de Novembro e conta este ano com um sorteio de rifas onde serão atribuídos os seguintes prémios: 1º – Bicicleta, 2º – Placa, 3º – Espremedor Citrinos, 4º – Ferro engomar, 5º – Cabaz em verga.

VER FOTOS

Colaboração: Flávia Silva

Artigos Relacionados

Fogo consome povoamento florestal em Casais da Charneca

Carlos Coelho

Despiste na encosta do castelo provoca ferimentos em condutor

Carlos Coelho

Baldio de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira on-line

Carlos Coelho