13.4 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
Sociedade

Benfiquistas de Valverde comemoram feitos da época desportiva

Quando se poderia pensar que em Val (verde) a maioria dos habitantes poderia ser sportinguista, o Portal de Alcanede afinal constatou que as comemorações dos feitos desportivos do Sport Lisboa e Benfica têm uma expressão significativa neste lugar da freguesia de Alcanede.

A maioria dos adeptos e simpatizantes do clube da águia, não hesitam em afirmar que é “o clube do povo, 90% são benfiquistas”. Talvez por isso, na época 2009/2010, nasceu o primeiro encontro de benfiquistas, “é mais um motivo de encontro do pessoal, em convívio” mas com uma particularidade que o distingue de tantas outras iniciativas que ocorrem nos quatro cantos do mundo.

Acontece que neste dia, uma das salas do Centro Social e Recreativo de Valverde (C.S.R.V) pinta-se de vermelho com motivos alusivos ao clube da luz. O vermelho é dominante nas roupas, mas também na gastronomia, “o vinho é rosé, a feijoada é feita com feijão encarnado” e como se não bastasse, também a sobremesa é vermelha, “ temos morangos, maçã encarnada e gelado, tudo vermelho” dizem orgulhosos e em jeito de brincadeira, os cozinheiros, João Manuel e João Carlos Filipe.

benfica valverde 13A conversa, que é como as cerejas “encarnadas”, desenrolou-se enquanto fervia uma panela, mais ao menos gigante, com alimento que seguramente daria para cerca de 100 bocas benfiquistas. Mas, não fosse a coisa ficar curta, os promotores espontâneos desta iniciativa ainda tinham preparado, para o caso do diabo tecê-las, um porco feito em febras para grelhar, “não vai haver falta de material”, garantiram os apurados cozinheiros ao Portal de Alcanede.

Apesar do momento de festa, na memória ainda estão as mágoas da época passada. Os aventais que estavam em naftalina, quase saíram das gavetas, não fosse a derrota em todas as frentes na época 2012/2013. Um dos cozinheiros de serviço destes convívios, João Manuel, não escondeu o desalento de uma época tão desapontante, apesar de tão promissora, “tínhamos tudo preparado, mas não aconteceu nada”, disse.

benfica valverde 14Foi preciso esperar um ano para o Benfica voltar a dar alegrias a estes adeptos, “este ano valeu a pena” referiu João Manuel com o quase pleno em todas as competições em que o Benfica participou, campeonato nacional, taça de Portugal e taça da liga. Ficou a faltar o almejado caneco da Liga Europa, perdido frente à equipa espanhola do Sevilha, “tivemos o jogo na mão, se tivéssemos marcado um golo ganhávamos aquilo a brincar”.

A maioria dos participantes acredita que a culpa foi da arbitragem e da “pouca sorte de alguns jogadores nos momentos decisivos da partida”.

No entanto, e face ao bom momento da equipa, reina a esperança de que para o ano os aventais voltem a sair das gavetas, é pelo menos essa a convicção dos benfiquistas de Valverde, “se a sangria não for muito grande na espinha dorsal da equipa, para o ano voltamos a dar conta do recado”, disseram optimistas.

O momento de confraternização, serviu também, para lembrar e homenagear, José Manuel Rodrigues, conhecido como o “Zé Calhau”, falecido recentemente.
 

VER FOTOS

Artigos Relacionados

Vale da Trave convida para festas em honra de S. Sebastião e S. Caetano

Paulo Coelho

Grupo Motard “Doidos por Elas” comemoram 14º aniversário

Carlos Coelho

Bombeiros sem mãos a medir

Paulo Coelho