17.7 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
Cultura

Banda do Xartinho atua a 26 de abril no 2º Ciclo de Bandas de Santarém

A Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho (S.M.R.X.) vai atuar no próximo dia 26 de abril, às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira, sob direção do maestro Pedro Andrade. A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Santarém, integra­-se no 2º Ciclo Solidário de Bandas de Santarém, que se iniciou a 29 de março, com a atuação da Sociedade Filarmónica de Instrução Musical da Gançaria e culmina no dia 10 de maio com o concerto da Sociedade Filarmónica Alcanedense.

A Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho e a sua Banda de Música foram fundadas a 1 de janeiro de 1944, e os seus primeiros estatutos foram registados em 19 de julho do mesmo ano.

A par das atuações a nível a nacional, a colectividade conta também no seu curriculum com diversas participações no estrangeiro. Do seu historial fazem parte uma deslocação a França, em 1995, ao festival Euro Fanfare, onde participaram 23 agrupamentos musicais de 17 Países.

Em 1997, deslocaram-se a Lucé, Paris, a convite da Associação Juventude Portuguesa de Lucé e em 1998, a Chartres – Paris, a convite do Presidente da Associação de Comerciantes de Chartres. Em outubro de 2000 foram a Singen-Alemanha, a convite da comunidade Portuguesa e em 2003, participou num encontro de Bandas em Llerena-Espanha. Em março de 2005, a digressão passou por Wandlitz-Berlin-Alemanha, a convite da Bolli–Pop–Orchester.

A Banda de Música da S.M.R. do Xartinho é composta actualmente por 40 elementos, sendo 75% jovens entre os 7 e 25 anos de idade.

Cartaz Ciclo Bandas 
 

Artigos Relacionados

Concerto de natal “Música Coral Ibérica para a Natividade”

Carlos Coelho

Banda do Xartinho de parabéns “67 anos sem parar é digno de registo”

Paulo Coelho

SFA – Banda de Alcanede celebra 121 anos de existência

Portal Alcanede