O Grupo de Convívio 1960-74 realizou, no dia 16 de Novembro de 2013, mais um encontro de confraternização. A 11ª edição do evento levou 43 pessoas, oriundas da Freguesia de Alcanede, a rumarem até terras de Achete, no concelho de Santarém.
O local de encontro à volta da mesa recaiu este ano no restaurante “O Chicote”, onde pontificam algumas iguarias de excelência, como o Naco à Chicote, Feijoada de Caracóis e a Posta à Mirandesa. A escolha da maioria dos convivas acabou por incidir nos suculentos secretos de porco preto, acompanhados por um divinal arroz solto e as tradicionais batatas fritas. Antes, foram servidas as principais entradas da casa e algumas generosas postas de bacalhau assado na brasa com batata no forno, acompanhadas por um magusto apetitoso.
A iniciativa começou a ganhar forma em 2002 por iniciativa de quatro amigos de Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira que conseguiram juntar logo no primeiro ano 14 pessoas. Com o passar dos anos, a popularidade do encontro alargou a outros lugares da freguesia de Alcanede, “acho que tem sido positivo porque afinal convivemos todos os dias uns com os outros”, disse Alfredo Batista.
Este elemento da organização agradeceu a presença de todos, convicto de que “enquanto vocês me derem força havemos de continuar a fazer uma brincadeira destas todos os anos” e lançou o convite para que surjam “mais voluntários que possam ajudar na organização do próximo convívio”.
A ocasião serviu também para lembrar com saudade um amigo falecido em Abril deste ano, José Fernando Caetano Branco, que habitualmente participava nestes convívios.