Terminou com balanço positivo a VIII Expo Alcanede e XII Mostra Gastronómica. O evento, que decorreu entre os dias 20 e 22 de Setembro de 2013, voltou a estar dentro das expetativas dos organizadores do certame, a Junta de Freguesia de Alcanede e Câmara Municipal de Santarém.
Isso mesmo confirmou à nossa reportagem Manuel Joaquim Vieira, “tivemos mais entrada de pessoas do que em 2012. No Sábado de certeza absoluta, na Sexta e Domingo mais ou menos igual ao ano passado”, disse o Presidente da JFA.
O autarca lembrou que o certame nunca serviu para dar lucro à Junta de Freguesia, “e ainda bem que não dá. Para ser lucrativo teríamos de cobrar entradas e entendemos que não o deveríamos fazer”, sublinhando que “existe apenas um valor cobrado no setor empresarial e que fica mais ou menos ao custo do valor que pagamos por cada stand”, disse.
Manuel Vieira afirmou que um dos objetivos sempre foi atrair “muitos visitantes à nossa terra”, sendo a principal intenção “proporcionar o lucro às associações aqui presentes e que os empresários possam mostrar os seus produtos”.
A terminar o seu terceiro e último mandato, o autarca gostava que a Expo Alcanede fosse para continuar nos próximos anos, “no entanto, quem vier a seguir é que deverá decidir o futuro desta iniciativa”, mostrando-se disponível para colaborar, “estarei disponível, se assim o entenderem, para ajudar e apoiar naquilo que for possível, seja quem for que ganhe as próximas eleições”, afirmou.
Na reta final de doze anos à frente dos destinos da Junta de Freguesia de Alcanede, Manuel Joaquim Vieira não escondeu alguma nostalgia, “acho que nos primeiros dias irei sentir a falta do trabalho na junta. Foram 12 anos muito intensos, porque ao dar a cara sempre gostei de dar o corpo, nunca fugir a nada e assumindo sempre as responsabilidades das coisas boas e das menos positivas”, disse.
Este ano estiveram presentes, entre empresas do setor empresarial e coletividades da freguesia, cerca de sessenta expositores. A cerimónia de encerramento contou com os discursos do Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede e do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves.