14.9 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
Cultura

Pé da Pedreira recebe Encontro com as Bandas de Alcanede, Xartinho e Gançaria

As Bandas Filarmónicas de Alcanede, Xartinho e Gançaria vão protagonizar um espetáculo como há muito tempo não se via nem ouvia na nossa região. O Encontro de Bandas é organizado pela Comissão de Festas de Santa Susana e decorrerá no salão do Centro Cultural e Recreativo de Pé da Pedreira, a partir das 16 horas, do próximo dia 26 de maio de 2013.
Miguel Antunes, da Comissão organizadora, disse ao Portal de Alcanede que a ideia de organizar este evento, “surgiu durante as festas do ano passado”, em que foi proposto o desafio ao presidente da Banda da Gançaria, Paulo Duarte, presente nos festejos de 2012, “que achou a ideia interessante, mostrando desde logo total disponibilidade para a realização da iniciativa”. Depois de contactadas as restantes instituições, a abertura surgiu de forma natural, “desde logo disseram sim e as coisas desenvolveram-se até se chegar a um acordo final que permite a realização do evento com as 3 Bandas”, disse.

Não sendo inédita, a iniciativa é de louvar e obteve uma excelente reação por parte dos responsáveis das várias sociedades filarmónicas, “houve uma reação unânime, ficaram surpreendidos como é que um evento destes podia partir de uma aldeia que não têm Banda, nem ligações profundas com a música”, além da satisfação que demonstraram em saber que, “apesar das dificuldades, ainda há quem queira ajudar a cultura, neste caso a música e ao mesmo tempo promover o que de melhor há na região” ao nível da formação musical, afirmou Miguel Antunes.

Apesar do tempo que ainda falta para a realização do espetáculo, já é possível adiantar que o mesmo “será antecedido de uma missa e procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima”, pelas 14 horas, estando o início dos concertos marcado para as 16 horas, “divididos em três partes iguais, onde cada uma das Bandas ocupará uma parte”. No intervalo das atuações, “haverá lugar para o tradicional leilão das fogaças, estando o bar sempre aberto”, lembrou o elemento da Comissão das Festas de Santa Susana.

Este Encontro de Bandas Filarmónicas da região acontece numa altura difícil em termos financeiros para todos, no entanto, Miguel Antunes fez questão de lembrar ao Portal de Alcanede que, “além dos encargos financeiros e da necessidade de obtermos fundos para acabar as obras, esta Comissão comprometeu-se a fazer o que tivesse ao seu alcance para promover o nome da nossa aldeia no panorama cultural da nossa região”, dando como exemplo “os cinco eventos já realizados desde que tomámos posse em novembro”, nomeadamente o Baile das Contas, o Torneio de Sueca, o Torneio de Futsal, o XXI Aniversário do músico LF Music, e mais recentemente a Noite da Mulher.

A Comissão das Festas de Santa Susana de Pé da Pedreira ressalva que, “é importante trabalhar duro para pagar as despesas anuais do Salão e da Capela”, além de “ajudar a equipar o Salão que precisa urgentemente de uma cozinha e de pintura em toda a estrutura”.

Nesta corrida contra as dificuldades, a população local têm sido fundamental, “temos conseguido o apoio do povo para os desafios a que nos temos proposto, e este desafio (Encontro de Bandas) será só mais um. A nossa política de ajuda mudou. Tentamos desvalorizar o apoio monetário, que cada vez é mais difícil de dar e pedimos outras coisas”, Miguel Antunes deu como exemplo, aquilo que tem sido pedido às pessoas desde que a atual Comissão de Festas tomou posse, “já fizemos cinco eventos e o que pedimos às pessoas foram batatas, feijão, alface, tomates, carvão, etc.”, lembrando que outros cidadãos preferem ajudar no dia dos eventos, “por exemplo, no fim de semana do aniversário do Licínio (LF Music) tivemos 32 pessoas a ajudar”.

Reconhecendo que a situação está difícil para todos e que os apoios de “ontem” não são fáceis de obter “hoje”, a Comissão das Festas de Pé da Pedreira, considera importante que, “a nossa obrigação é de reinventarmo-nos para que as pessoas possam conviver neste tipo de eventos sociais e despender o mínimo possível”, afirmou.

Reuniao Bandas da regiao
Representantes da Comissão de Festas de Pé da Pedreira e elementos das Bandas de Alcanede, Xartinho e Gançaria

Artigos Relacionados

Filarmónica de Alcanede organiza Master de Trompete

Carlos Coelho

História da Ermida de Nossa Senhora da Neves em Mata do Rei

Paulo Coelho

Companhia da Chanca apresenta o espectáculo “Sítio” em Alcanede

Portal Alcanede