17.9 C
Alcanede
Domingo ,19 Maio, 2024
Artigos de Opinião

Portal de Alcanede comemora dois anos de existência

O Portal de Alcanede faz dois anos de existência no dia 12 de Agosto de 2011. É um espaço temporal tão insignificante mas que, ainda assim, não cabe no significado que lhe atribuímos. Trata-se de um valor incomensuravelmente maior, porque um dos seus desígnios mantem-se inalterável: ao serviço da comunidade Alcanedense.

E esta máxima cumpre-se como não poderia deixar de ser no rigor, na isenção, na verdade e na procura incessante de que este projeto seja um espaço de liberdade responsável e que possa contribuir na dimensão que lhe quisermos dar para uma sociedade melhor, à escala que cada um entender.

Isto enquadra-se pela positiva num panorama de comunicação social cada vez mais degradado, mas é uma análise que não nos cabe em dia de aniversário. Será por ventura uma reflexão que cada um dos leitores poderá fazer e onde decerto também vai encontrar os bons exemplos.

Vivemos hoje num tempo em que as questões sociais, as boas notícias e o otimismo são claramente assuntos relegados pela agenda politica que, quase sempre, tem o condão de serem iguais, com a diferença do tempo em que ocorrem.

O Portal de Alcanede é também, por direito próprio, um ponto de encontro de causas que de tão importantes a agenda politica em geral recebe de braços abertos, mas que sistematicamente boicota. Falta apenas a coragem de assumirem que os movimentos de cidadãos (ER 361) são uma afronta, porque representam as diversas sensibilidades e não apenas a dominante ou a eventual.

Ficamos incrédulos com a falta de sensibilidade politica e a quase formatação que se vive atualmente em Portugal neste domínio. Dirão os que não se reveem «não temos nada a ver com isso». Mas os intervenientes sérios provavelmente meditarão, «temos tudo a ver com isto».

Resta-nos em tempo de aniversário manter um certo otimismo, que se estende a este projeto, que apesar de tudo nasceu no tempo das insolvências. E como não somos imunes, o que nasce morre naturalmente.

A todos os nossos leitores e colaboradores ativos o nosso muito obrigado.

Carlos Coelho
Paulo Coelho

Artigos Relacionados

Renovar a fé e a missão

Portal Alcanede

Ativar a esperança – Mensagem de Natal do Bispo de Santarém

Portal Alcanede

O que Fazer para Melhorar o Ambiente

Portal Alcanede