23.5 C
Alcanede
Quarta-feira ,17 Agosto, 2022
Entrevistas

Luís Piedade: “Bairrismo e voluntariado são essenciais para manter a festa viva”

Mantêm-se a tradição em Mata do Rei. Os tradicionais festejos em honra de São João Batista e Nossa Senhora da Luz começam na sexta-feira, dia 24, e prolongam-se até ao dia 27 de Junho de 2011.
O Portal de Alcanede foi este ano ao encontro do juiz da festa. Chama-se Luís Piedade, e nesta entrevista agradece todos os apoios recebidos.

luis1Portal Alcanede – Estamos a poucas horas do início dos festejos anuais em Mata do Rei, está tudo a postos para a festa de 2011?

Luís Piedade – Sim, está praticamente tudo preparado. Falta apenas acertar um ou outro pormenor de última hora, mas no geral estamos prontos para receber todos os que nos queiram visitar.

Portal Alcanede – Há algumas alterações ou novidades em relação à festa do ano passado?

Luís Piedade – Vamos manter, mais ou menos, a mesma linha. A novidade prende-se com a presença de acordeonistas e desgarradas que vamos aqui ter no Domingo.

Portal Alcanede – É sabido que estamos numa época difícil em termos financeiros e a pergunta-se repete-se com alguma frequência. O que é preciso para que este tipo de eventos se mantenham, para que as tradições não desapareçam?

Luís Piedade – Desde já, há que agradecer fortemente aos patrocinadores da festa, a todas as empresas que colocam aqui a sua publicidade. Quando isso terminar será muito difícil continuar. O agradecimento vai também para todas as pessoas da nossa terra que colaboram no peditório e à juventude.

Portal Alcanede – A juventude tem aqui um papel muito importante?

Luís Piedade – Tem. Não direi 100% mas 80%. São fundamentais, mantem-se o bairrismo e o voluntariado essencial para manter este tipo de iniciativas vivas.

luis2Portal Alcanede – Quanto ao programa da festa deste ano, animação não vai faltar…

Luís Piedade – Na Sexta-feira, vamos começar com o arraial (17 horas), depois uma missa às 19h e baile com L.F. Music (23h). No Sábado, logo pela manhã (8h) chegará a banda do Xartinho, que nos irá acompanhar no peditório. Depois de almoço, pelas 14h30 será feita a recolha das fogaças, às 15h30 a missa com a tradicional procissão e às cinco da tarde teremos o concerto da banda do Xartinho. Também no Sábado, dia 25 de Junho, o baile estará a cargo de Rui Saraiva.

No Domingo, as danças de salão da AJA – Alcobertas vão atuar a partir das 16 horas e duas horas mais tarde (18h) teremos a novidade deste ano, a presença de acordeonistas e as sempre espetaculares desgarradas. A fechar o programa de Domingo, haverá baile com Fokaenergie.

Finalmente, na Segunda-feira dia 27 de Junho, iremos terminar com uma tradicional sardinhada para toda a população e visitantes, pelas 20 horas.

Portal Alcanede – No fim-de-semana, todos os caminhos vão dar a Mata do Rei?

Luís Piedade – Exatamente. Gostava de reforçar o agradecimento a todos os que nos ajudam a manter a festa de Mata do Rei viva. Aos jovens em particular, que nos apoiam e muito tem feito pela associação e que com eles trazem pessoas amigas até á nossa terra.

Portal Alcanede – Muito obrigado pelas declarações ao Portal de Alcanede e muitas felicidades para a festa em honra de S. João Batista e Nª Sª da Luz…

Luís Piedade – Obrigado ao Portal de Alcanede pelo trabalho que tem realizado em toda a freguesia, e desde já sintam-se convidados a participarem e a conviverem na nossa festa, são sempre bem-vindos.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 3637 vezes

Artigos Relacionados

David Cadete: “A população de Valverde está sempre pronta a ajudar”

Portal Alcanede

Entrevista a Luciano Vitorino – Responsável pela atual Comissão de Festas de Valverde

Paulo Coelho

Carlos Fernandes – “As pessoas ainda têm medo que lhes estejam a roubar as terras (…) ”

Paulo Coelho