13.5 C
Alcanede
Segunda-feira ,27 Maio, 2024
Entrevistas

Manuel Jacinto: “É com Carolice que as coisas vão andando para a frente”

mjacinto

mjacintoAldeia de Além vai viver este fim-de-semana os seus festejos tradicionais. As festas em honra de Santo António e Santa Ana começam esta Sexta-feira, dia 4 e prolongam-se até ao dia 8 de Março de 2011. Aproveitando a realização do evento, o Portal de Alcanede foi ao encontro de Manuel Jacinto. Ele é o Presidente da Aldeia d´Além – Associação Cultural e Recreativa (AA –ACR, recente designação) há cerca de três anos, embora a sua ligação às atividades da associação sejam bem mais antigas.

manueljacinto1

 

Portal Alcanede (PA) – São conhecidas as dificuldades de muitas associações, não só da freguesia de Alcanede, mas um pouco por todo o lado. De que forma é que a AA – ACR tem conseguido fazer face aos contratempos?

Manuel Jacinto (MJ) – A carolice é a palavra-chave. É com a carolice de algumas pessoas que as coisas vão andando para a frente. É preciso dois ou três incentivarem e depois, por arrasto acabam por aparecer mais pessoas dispostas a fazer alguma coisa.

PA – A juventude de Aldeia de Além mostra-se disponível para participar?

MJ – Felizmente colaboram. Por exemplo, este ano o juiz das festas tem 22 anos e a juíza 15. É também uma forma de os incentivar, de sentirem que a sua participação é fundamental e para que possamos acreditar que as nossas tradições vão continuar por muitos anos. Assim que a associação foi constituída, uma das primeiras coisas que fizemos foi convocar os jovens para uma reunião. Foi bom porque ficaram com a certeza que a associação é de todos e para todos.

PA – E como é que estão ao nível de apoios?

MJ – É a população que ajuda quase exclusivamente. Temos os apoios de alguns empresários da região que fazem publicidade nesta altura da festa, mas acabam por ser os lucros dos festejos que nos garantem a manutenção da atividade. Temos tentado e julgo que conseguido, com a ajuda de elementos do conselho fiscal (com formação na área de gestão), procurar estrategicamente encontrar boas soluções para atuarmos da melhor forma possível na procura dos interesses da associação.
A junta de freguesia de Alcanede, sempre que lhe é solicitada apoio, ele tem surgido. Já da C.M. Santarém nunca lá chegámos, vamos ver como será no futuro.

PA – Em relação às festas deste ano há novidades ou funcionará dentro dos mesmos moldes?

MJ – Irão funcionar mais ou menos da mesma forma. Desde há dois anos a esta parte que estamos a dar mais realce aos dois santos em conjunto. Até então era só o Santo António, mas foi decidido incluir também a Santa Ana nos festejos. São os dois padroeiros da nossa terra.

manueljacinto2PA – Do cartaz deste ano, o que mais gostaria de destacar?

MJ – Na Sexta-feira, destaque para a noite do barril (vinho e carne assada à descrição), quem quiser aparecer é bem-vindo. No Domingo um dos pontos altos destas festividades é sem dúvida a procissão. A nossa procissão tem uma carga simbólica muito grande, com os dois santos e a Nossa Senhora. Antigamente muitas pessoas vinham de toda a freguesia de Alcanede e também de fora, para pagarem as suas promessas. Hoje em dia não acontece tanto, mas ainda há quem o faça com muita devoção.
Também no Domingo, teremos a atuação da Banda Filarmónica de Alcanede e fogo-de-artifício. Na Segunda-feira, faremos alguns jogos tradicionais e na Terça (Entrudo) contamos com a atuação da Escola de Danças de Salão de Aldeia da Ribeira. Todas as noites há bailes.

PA – Muito obrigado pelas suas declarações ao Portal de Alcanede. Felicidades para as festas em honra de Stº António e Stª Ana e para a Aldeia de Além – Associação Cultural e Recreativa…

MJ – Nós também agradecemos a vossa presença. Obrigado pela oportunidade.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 3506 vezes

Artigos Relacionados

(Vídeo): Entrevista a António e Almerinda Cadete a propósito do livro “Casa Cadete – 100 Memórias e Histórias”

Portal Alcanede

Conceição Gaspar: “A maioria dos nossos idosos são muito carenciados”

Portal Alcanede

Grupo Jovens pela Igreja Alcanede: “A nossa vontade é alertar a juventude para aquilo que podemos fazer na nossa freguesia”

Portal Alcanede