17.7 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
Sociedade

Alcanede palco de colóquio sobre segurança e proteção Civil na freguesia

Depois da realização do 1º colóquio no passado mês de Março, onde foram debatidas questões ligadas ao associativismo e voluntariado, o Portal de Alcanede prepara-se para levar a efeito uma nova iniciativa, onde pretende ver debatidos assuntos ligados à segurança e proteção civil na freguesia de Alcanede.Este 2º colóquio surge numa altura em que as questões da segurança, ou falta dela, foram notícia, com assaltos, detidos e uma presença mais constante das forças policiais na freguesia.

Ao mesmo tempo, e com o aproximar da época de incêndios, importa perceber que dispositivos, meios e planos de ação estão implementados para a nossa região em caso de risco, não só de incêndios, mas também de fenómenos atmosféricos (tornados, etc.), que embora atípicos, têm assolado pontualmente esta zona Norte do concelho de Santarém. A segurança rodoviária também não será esquecida, com o perigo constante que representa a ER 361 entre Alcanede e Alcanena.

Francisco Moita Flores, presidente da câmara municipal de Santarém e Sónia Sanfona, governadora civil do distrito de Santarém, são os convidados da sessão de abertura do evento, que será divido em dois painéis.

O primeiro abordará questões ligadas à caracterização da freguesia em termos de segurança, e terá como oradores a Capitão Patrícia Almeida, comandante do destacamento territorial da GNR de Santarém, João F. Ferreira, oficial bombeiro de 2ª em representação dos bombeiros voluntários de Alcanede e Luís Ferreira, do movimento cívico pela repavimentação da ER 361. Será moderador Paulo Coelho, da administração do Portal de Alcanede.

O segundo painel será direcionado para a temática dos dispositivos de prevenção e segurança, com incidência na freguesia de Alcanede. Joaquim Chambel, comandante distrital de operações de socorro de Santarém, Carlos Catalão, chefe de gabinete da governadora civil do distrito de Santarém e António Valente, vereador da proteção civil da autarquia scalabitana, serão os oradores deste painel, que será moderado por Carlos Pinheiro, dirigente da liga dos bombeiros portugueses.

O 2º colóquio organizado pelo Portal de Alcanede, subordinado ao tema «Segurança e Proteção Civil na freguesia de Alcanede» vai ter lugar no próximo dia 30 de Maio de 2011, pelas 17 horas, em parceria com a Associação Recreativa e Cultural de Alcanede (A.R.C.A).

Esta será uma oportunidade para a população conhecer melhor os planos elaborados pelas entidades competentes para a freguesia de Alcanede, e ao mesmo tempo, uma forma de perceber como é que os cidadãos, enquanto agentes destinatários e ativos no território, podem colaborar e contribuir para a prevenção.

O colóquio «Segurança e Proteção Civil na freguesia de Alcanede» terá entradas gratuitas e os lucros do serviço de bar reverterão na totalidade para a A.R.C.A.

Portal Alcanede spc web1 2

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 762 vezes

Artigos Relacionados

Festejos em Vale do Carro terminaram com balanço positivo e vontade de continuar

Paulo Coelho

Associação Humanitária dos BVA realiza Assembleia Geral Ordinária dia 28 de dezembro

Portal Alcanede

B.V.A – Leilão de Blocos de Pedra e Arraial ajudam na aquisição de equipamentos de proteção individual

Carlos Coelho