13.5 C
Alcanede
Segunda-feira ,27 Maio, 2024
Entrevistas

Sérgio Batista: “Vamos lutando para que a tradição nunca se perca”

sbatista

sbatistaVale da Trave está todo este fim-de-semana em festa. São os festejos em honra de São Caetano e São Sebastião que decorrem até ao dia 8 de Maio de 2011. O Portal de Alcanede foi até lá, ao encontro do juiz Sérgio Batista. Tem 27 anos e a vontade que a tradição não acabe na sua terra. Para já, os próximos dois anos estão garantidos.

vtrave1Portal de Alcanede (PA) – Vale da Trave volta a cumprir a tradição em honra dos seus santos padroeiros, quais são os grandes destaques deste ano?

Sérgio Batista – Como habitualmente, são três dias de festa. Na Sexta-feira, dia 6 de Maio, tradicionalmente começamos com um baile, no Sábado haverá um peditório durante a manhã e parte da tarde. Também no Sábado, regressa algo que já não se faz há algum tempo (cerca de 6 ou 7 anos), que é a picaria para os mais destemidos mostrarem a sua coragem. No Domingo, temos a missa em honra de S. Sebastião e S. Caetano, seguida de procissão, um espetáculo de danças de salão da Associação Jovens Alcobertas, insufláveis para as crianças e sempre com a quermesse a funcionar.

PA – Organizar uma festa com estas características, dá sempre imenso trabalho. No vosso caso concreto, as pessoas mantêm o espírito bairrista? Apoiam a comissão de forma que a tradição se mantenha inalterada?

Sérgio Batista – Apoiam, mas tenho vindo a notar algum desinteresse, o que me preocupa, não só a mim, mas também aos meus colegas da organização. Este é um grupo de 6, 7 pessoas e que felizmente conta com o apoio dos nossos familiares. Durante este fim-de-semana, estas pessoas “desligam” quase por completo das suas casas para nos ajudarem. Fora este grupo, não temos tido muita colaboração, mas como gostamos de realizar estes festejos, vamos lutando para que a tradição nunca se perca.

O juiz este ano sou eu, o escrivão é o Rui Louro (que se prepara para ser o juiz em 2012), a juíza é a Célia Ventura e a escrivã a Madalena Durão.

PA – Na tua opinião, a que se deve esse desinteresse?

Sérgio Batista – Deve-se a um grande envelhecimento da população. Muitas pessoas saíram da terra porque não podem construir casa e isto também acontece nas populações vizinhas.

vtrave2PA – Os jovens do Vale da Trave estão ou não empenhados a manter a tradição?

Sérgio Batista – Estão, os que aqui residem estão empenhados. Têm 14 ou 15 anos e há um grupo de cerca de 6 jovens que tem colaborado connosco, têm sido uma boa ajuda. Agora da minha faixa etária, não. No entanto, aqui no Vale da Trave somos muito persistentes e já temos garantida a festa pelo menos mais dois anos.

PA – Além da festa anual, costumam realizar mais atividades durante o ano?

Sérgio Batista – Este ano voltámos a fazer o baile da pinha. Se não fizermos nada durante o ano, chegamos à festa a partir do zero. A ideia é fazer alguns eventos para angariar fundos e tornar a terra mais conhecida. Temos algumas atividades previstas realizar em breve, ainda estão um pouco no “segredo dos Deuses”, mas esperamos que tenham adesão da parte das pessoas.

vtrave3PA – E de apoios? Como estão?

Sérgio Batista – Menos, muito menos este ano. A nível de patrocínios foi menos de metade do ano passado! Nota-se bastante a crise e isso reflete-se nestas festas tradicionais. O nosso grande apoio é o Conselho Diretivo dos Baldios do Vale da Trave, Casal de Além, Covão dos Porcos e Vale de Mar. São sem dúvida o apoio mais importante, mesmo os senhores que estão à frente do baldio vêm ajudar-nos aqui. É fundamental o apoio deles.

PA – Queres deixar alguma mensagem ao que estão a ler esta entrevista?

Sérgio Batista – Espero que as pessoas nos visitem este fim-de-semana. Somos uma população acolhedora e que gosta de receber bem. Divirtam-se.

PA – Obrigado pelas declarações ao Portal de Alcanede e felicidades para os festejos em Vale da Trave…

Sérgio Batista – Muito obrigado, nós também agradecemos a vossa presença.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 3748 vezes

Artigos Relacionados

(Vídeo) Portal de Alcanede estreia programa “Alcanedenses pelo Mundo” com Manuel V. Amaral de Aldeia de Além

Portal Alcanede

Daniel Frazão: Conquista 2º lugar no concurso da RTP “Jovens Músicos 2009”

Portal Alcanede

Cristina Neves – “É preciso que os utentes do Centro de Saúde se organizem e se unam nesta luta quando chegar a hora de avançarmos”.

Carlos Coelho