8.1 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Sociedade

Pedreira em Vale da Mata, estudo de impacte ambiental em consulta pública

Foto: e-GEO

Encontra-se em fase de consulta pública até ao dia 23 de Agosto, o estudo de impacte ambiental referente à exploração pela empresa Lusical de uma pedreira em Vale da Mata, freguesia de Alcanede (Santarém).

O resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental calcula que as reservas existentes para a área de exploração da pedreira (194.771 metros quadrados) se estenda por 78 anos, ao ritmo de 1500 t/dia. A empresa autora do projecto (E.P.P – Engenharia, Projecto e Planeamento Industrial , Lda) considera no resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental que não existem impactos significativos para o meio ambiente. Argumentando que o licenciamento se justifica pela necessidade de a Lusical garantir reservas suficientes para abastecer os seus fornos de cal, aproveitando um recurso geológico de elevada qualidade.

O resumo não técnico e outros documentos, podem ser consultados nas instalações da Câmara Municipal de Santarém, Junta de Freguesia de Alcanede, na Agência Portuguesa do Ambiente (Lisboa), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo em Lisboa e em Santarém. O (RNT), está também disponível na internet no endereço www.ccdr-lvt.pt

Durante o período de consulta pública desde que relacionados com o processo em avaliação são consideradas e apreciadas todas as exposições apresentadas por escrito. As exposições devem ser dirigidas à presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo até ao fim do prazo (23 de Agosto).

O licenciamento do projecto só poderá ser concedido após Declaração de Impacte Ambiental favorável ou condicionalmente favorável emitida pelo secretário de Estado do Ambiente ou decorrido o prazo para a sua emissão. Essa declaração deve ser emitida até 4 de Novembro de 2010.

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 526 vezes

Artigos Relacionados

Cemitérios da freguesia de Alcanede abrem dias 31/10 e 01/11 com limite máximo de 50 pessoas em simultâneo

Portal Alcanede

“100 Memórias e Estórias” a entrevista a Rodrigo Soares e Sandro Cordeiro

Portal Alcanede

Judiciária deteve presumível autor de incêndio que destruiu 120 hectares em Alcanede

Paulo Coelho