20 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Sociedade

Balcão da segurança social de Alcanede… Encerramento é temporário ou definitivo?

O balcão permanente da segurança social de Alcanede continua encerrado, supostamente de forma temporária. A situação arrasta-se desde meados de Abril de 2010, o que tem obrigado dezenas de utentes da freguesia a deslocarem-se diariamente aos balcões de Santarém, Rio Maior ou Alcanena.

Ao que o Portal de Alcanede apurou, a funcionária que desempenhava as suas funções no balcão de Alcanede foi deslocalizada para Santarém, para substituir uma colega que estará de baixa.

A 18 de Abril, o Portal de Alcanede tentou, sem sucesso, questionar via e-mail, a directora do CDSSS (Centro Distrital de Segurança Social de Santarém) de forma a obter alguns esclarecimentos sobre este encerramento temporário em Alcanede. Gorada a pretensão de respostas por via electrónica, as questões foram recentemente reenviadas através de carta registada com aviso de recepção à directora, Anabela Santos Rato.

Na missiva, o Portal de Alcanede questiona a responsável pelo CDSSS, sobre o motivo concreto deste encerramento temporário, qual a data de reabertura do mesmo, se existem motivos para a população recear o encerramento definitivo e, se em caso afirmativo, quais são esses motivos. A carta chama a atenção para o facto de muitas pessoas da freguesia, algumas com poucos recursos, terem de ir para outras localidades tratar de assuntos que até Abril passado, eram resolvidos no balcão agora encerrado?

Ao que sabemos, o descontentamento de muitos utentes está a motivar a vontade de se elaborar um abaixo-assinado para ser entregue às entidades competentes, no sentido de manter o referido balcão. Uma vontade também transmitida à directora do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém.

As questões deverão ter chegado ao conhecimento de Anabela Santos Rato no passado dia 9 de Julho, no entanto ainda não foi dado qualquer esclarecimento, sendo que continuaremos a tentar.

Lembramos que através de uma sondagem levada a cabo no Portal de Alcanede, com a questão: O Balcão da Segurança Social de Alcanede encerrou temporariamente sem previsão de reabertura, acredita que vai reabrir…?

92 dos 114 participantes não acredita na sua reabertura, 18 acreditam que reabrirá mais tarde e apenas 4 pessoas admitem a reabertura do mesmo num prazo de um mês, que entretanto já passou.

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 478 vezes

Artigos Relacionados

Já abriu o novo café restaurante Churrasquinho de Valverde

Portal Alcanede

Centro social da serra do Alecrim – EDP prevê que se faça “luz” em Novembro

Paulo Coelho

1ª edição da bike de palheiro foi um sucesso

Paulo Coelho