16.9 C
Alcanede
Sexta-feira ,26 Abril, 2024
Artigos de Opinião

Uma Política de Proximidade…

Foi com muita honra que a apresentação da candidatura da Política de Proximidade à concelhia do PSD de Santarém teve como palco a Freguesia de Alcanede. A escolha de Alcanede, a maior freguesia rural do Concelho de Santarém, como o primeiro passo da caminhada do projecto Política de Proximidade, reveste-se de um significado muito especial, bastante perceptível para alguns, em especial para aqueles que percebem a importância desta caminhada, e menos perceptível para outros, para aqueles que vêem somente nesta atitude um espaço de festa e de anunciação.

A importância relacional das freguesias rurais no concelho de Santarém é enorme. Temos um concelho com 56.000 hectares e cerca de 63.000 habitantes, em que pouco mais de um terço vive nas três freguesias da cidade.

Existem muitos habitantes deste Concelho separados da cidade de Santarém por mais de 30 km´s, percurso este, muitas vezes e por razões diversas, bastante difícil de calcorrear.

São estes habitantes que:

– vêem nas Juntas de Freguesia a forma mais célere e segura de poderem interagir nas exigências económicas, legais e jurídicas que o estado central impõe;

– vêem nas Juntas de Freguesia a única forma de poderem sugestionar e questionar o estado e a sua política;

– vêem nas Juntas de Freguesia a única forma de pedirem auxilio nos momentos mais amargos da vida.

Foram estes Homens e Mulheres, que dão a cara nas Juntas de Freguesia, que defendem as suas Terras e as suas Gentes, que quisemos homenagear.

Alcanede é um dos exemplos desta postura, que tem por objectivo estar por perto para servir.

A Proximidade, que sempre foi a chave das Juntas para servir, terá que ser o pilar das organizações políticas do futuro. Essa Proximidade tem de ser feita, basicamente, no contacto directo com as pessoas, no auscultar as populações, no sentir os seus problemas e no perceber as suas reais dificuldades. Só assim estamos perto.

Hoje em dia, e devido às mudanças que têm existido no mundo, a responsabilidade de estar perto e envolvido com as populações não pode ser só das Juntas de Freguesia. Hoje em dia, qualquer organização ou associação humana, seja qual for a sua índole, tem de estar próxima das populações, se quer servir e passar a sua mensagem. Hoje em dia, nas comunidades políticas, estar próximo das populações já não deve ser um objectivo, tem de ser uma realidade e obrigação.

O PSD da Secção de Santarém encarou com grande seriedade esta nova realidade, este novo paradigma que é a questão da Proximidade, tendo sido uma constatação pública a interacção regular da CPS do PSD de Santarém com as Juntas de Freguesia e com a população em geral.

O PSD não abdicará desta Proximidade, está no nosso gene, é um símbolo da nossa personalidade.

Afinal, essa é a nossa vocação, Servir.

Nuno Serra
Presidente da CPS do PSD de Santarém

Artigos Relacionados

Terra Queimada

Carlos Coelho

Reflexão Parte II

Carlos Coelho

Mensagem de Natal : “Uma Luz Brilha nas Trevas”

Portal Alcanede