20.7 C
Alcanede
Quarta-feira ,28 Outubro, 2020
Alcanede Portal Saúde Sociedade

Ricardo Gonçalves – Neste momento a principal preocupação é o surto no Centro Social Serra do Alecrim

Num momento em que, ao que tudo indica, parece estarmos perante um agravamento real na freguesia de Alcanede de casos da Covid-19, e face à ausência de respostas das autoridades de saúde, falámos com o Presidente da Câmara Municipal de Santarém sobre o atual momento.

Em declarações ao Portal de Alcanede, Ricardo Gonçalves confessa-se muito preocupado com o foco atualmente existente no Centro Social da Serra do Alecrim, “em que testaram positivo 9 auxiliares”, embora ressalve que o Lar e as restantes respostas sociais da instituição “são coisas autónomas”.

Enquanto responsável da Proteção Civil, o autarca indicou que é fundamental “ir agora testar todos os utentes onde estas auxiliares iam às casas no âmbito daquilo que é a sua atividade”, lembrando que no total “são 31 pessoas que estavam a ser apoiadas por esta instituição”, e que a Delegada de Saúde de Santarém “já pediu testes para todas essas pessoas”, disse.

Os testes, segundo Ricardo Gonçalves, deverão estender-se a todos os elementos da instituição, “o foco está identificado e as pessoas vão ser testadas para que se cumpram os planos de contingência”. Neste momento, “a principal preocupação é este surto na Serra do Alecrim”, afirmou.

Em relação ao encerramento provisório do Centro de Saúde de Alcanede, após a confirmação de dois casos positivos à Covid-19, “onde uma médica e uma enfermeira testaram positivo”, o Presidente da autarquia de Santarém confirmou que o espaço já foi alvo de desinfeção, realizado por equipas dos Bombeiros Voluntários de Alcanede e dos Bombeiros Sapadores de Santarém, e que “foram feitos testes a todas as pessoas. Segundo me foi dito pelo ACES, é que se os testes vierem negativos o Centro de Saúde irá abrir normalmente, mas se surgirem mais testes positivos, terão de ser adotadas outras medidas”, esclareceu.

No pior cenário, “os utentes poderão ter de ir fazer as consultas a um Centro de Saúde mais próximo até que substituam o corpo clinico para poderem voltar a trabalhar com normalidade”, disse.

Para Ricardo Gonçalves, o que está a acontecer na freguesia de Alcanede, “não é diferente do que está a suceder em outros locais”, lembrando que “o Sr. 1º Ministro e a Sra. Ministra da Saúde já vieram dizer que vamos ter uns meses e semanas complicados e nós, ao nível do concelho, infelizmente já tivemos dois casos em lares, um na Fonte Serrã e outro na Quinta de Vale Monte”, lembrou.

Nestas declarações ao Portal de Alcanede, o autarca confirmou que a freguesia regista atualmente uma vítima mortal por Covid-19, sendo que desde o inicio da pandemia o concelho tem um total de 20 óbitos, 16 dos quais de pessoas que viviam em lares e os restantes 4 fora de instituições, com mais de 70 Anos, pelo que a sua principal preocupação está “nas pessoas mais idosas”.

O Presidente da Câmara Municipal de Santarém confirmou que já fez o teste à Covid-19 e que o resultado foi “negativo”.

Questionado sobre se haviam elementos do executivo da Junta de Freguesia de Alcanede infetados com o Coronavírus, Ricardo Gonçalves considerou que entende as “reservas de cada um”, indicando que o que o preocupa são realmente os casos que envolvem os mais idosos e os concentrados em lares da 3ª Idade.

Os números totais, e reais, de casos positivos, ativos, em vigilância, recuperados e óbitos na freguesia de Alcanede só podem ser fornecidos pela Delegada de Saúde de Santarém que, há vários dias, ainda não respondeu às questões enviadas pelo Portal de Alcanede.

Nota: Entretanto, o Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Manuel Joaquim Vieira, através de um comunicado publicado através da página do facebook da autarquia Alcanedense, também esta noite de Sexta-feira, e não enviado ao Portal, informou que, “Embora eu tenha testado positivo há dez dias considero ser este o momento de informar que me encontro bem, sem sintomas, ainda em isolamento”, disse.

Artigos Relacionados

Conselho Diretivo dos Baldios V.PP.B.M suspende temporariamente mercado semanal

Portal Alcanede

Comandante dos Bombeiros de Alcanede demitiu-se invocando razões pessoais

Paulo Coelho

Xartinho em festa de 13 a 16 de junho de 2013

Paulo Coelho