10.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,2 Dezembro, 2021
Sociedade

Receio de burlas atrasa constituição da ZIF de Alcanede

A Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de Alcanede conta neste momento com 902.60 hectares e 114 aderentes. A confirmação foi dada ao Portal de Alcanede por Carlos Fernandes, técnico da Associação dos Produtores Florestais da Região de Alcobaça (APFRA), que está no terreno em busca de mais adesões.
A constituição da ZIF de Alcanede está agora “a meio caminho”, refere o técnico que admite que a mesma poderia “estar com uma maior envolvência e valores de adesões mais elevados”, no entanto o trabalho tem sido dificultado, “devido às burlas que têm vindo a ser praticadas na freguesia”, o que origina “o medo das pessoas quando abordadas pelos técnicos da APFRA, mesmo após toda a divulgação efetuada”, disse Carlos Fernandes.

O problema, segundo a APFRA, torna-se ainda mais preocupante quando, “pessoas mal informadas sobre o tema e que nunca se deslocam às reuniões, espalham uma má imagem do que as ZIF verdadeiramente são, impedindo muitos de aderir pela tal falta de confiança demonstrada à nossa associação”, desabafou. Uma situação que tem provocado alguma desmotivação dos técnicos, que no entanto prometem continuar a trabalhar.

O trabalho, iniciado há cinco meses, tem contado com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Alcanede e Junta de Freguesia, que têm demonstrado grande disponibilidade, “a qualquer momento nos cedem um espaço para podermos marcar reuniões com as pessoas que o solicitam”, disse Carlos Fernandes.

No terreno, quase porta a porta, está também a engenheira da associação, Licínia Matos, que no contato pessoal com os proprietários tenta explicar os benefícios da constituição da ZIF de Alcanede, nomeadamente, “a gestão profissional e apoio técnico permanente, o acesso a apoios específicos e a prémios atribuídos à boa gestão das ZIF, a diminuição do risco de incêndios, maior poder de negociação dos produtos florestais, entre muitas outras vantagens”, esclareceu Carlos Fernandes.

Sem data marcada para a conclusão deste processo, a APFRA está a preparar para breve, em conjunto com a Junta de Freguesia de Alcanede, novas sessões de esclarecimento em vários lugares da freguesia, “de modo a chegar ao máximo de pessoas que não conseguiram estar presentes nas sessões já realizadas nos bombeiros e na junta”, afirmou.

Carlos Fernandes realçou também ao Portal de Alcanede, a importância de um contacto pessoal e direto, “de forma a contrariar as más informações”, manifestando total disponibilidade para esclarecer todos os interessados que queiram aderir à ZIF de Alcanede.
A marcação de uma reunião poderá ser feita através dos números: 919 964 111 ou 919 021 784 ou ainda via email: apfra.tecnica@gmail.com.


Artigos Relacionados

Danças de salão e torneio de futsal também fazem parte da “ementa” da Expo Alcanede 2011

Paulo Coelho

Marchas Populares em destaque nos festejos organizados pelo Grupo de Jovens PBM

Paulo Coelho

Fotos – Lagoa das Barreirinhas e Poços Mouros inauguradas na presença de centenas de pessoas

Carlos Coelho