11.9 C
Alcanede
Sexta-feira ,26 Abril, 2024
Desporto

Mais de 150 Pilotos Yamaha brilharam em Alcanede na 2ª Prova do Troféu 2013

A segunda prova do Troféu Yamaha 2013 trouxe até Alcanede 153 pilotos distribuídos pelas 15 classes que integram o plantel de categorias desta 10ª edição da competição, promovida pela Yahama Motor Portugal.
Num traçado com cerca de 1500 metros de perímetro, desenhado junto às instalações dos Bombeiros Voluntários de Alcanede (que apoiaram e ajudaram na organização do evento), os pilotos foram recebidos de forma calorosa por alguns milhares de espetadores que assistiram a uma grande tarde de corridas, com muitos momentos marcantes que definiram, mais uma vez, o Troféu Yamaha neste ano de 2013.

Num percurso técnico, duro e exigente para piloto e máquinas, os que melhor se adaptaram ao traçado e às condições de corrida acabaram por levar a melhor perante os adversários. Apesar do vento, por vezes forte, o sol brilhou ao longo de toda a jornada e por isso os ânimos foram aquecendo de acordo com a intensidade dos duelos que os pilotos proporcionaram ao público da região que encheu por completo os socalcos onde se observava grande parte do traçado.

Tal como tinha acontecido na primeira prova em Pegões, a jornada de Alcanede, segunda de um calendário de cinco provas, foi fértil em grandes momentos de competição e acesa discussão em todas as categorias.

Em destaque as lutas travadas na classe Oficiais Moto, com acesa discussão entre Pedro Carvalho, João Vivas e Sandro Peixe pela primeira posição, tendo Carvalho conseguido segurar sempre a liderança ao longo dos 20 minutos de corrida, terminando na frente de Sandro Peixe que imprimiu um ritmo intenso à sua corrida para conseguir perto do final aproveitar um erro de João Vivas para assegurar o degrau intermédio do pódio. Vivas, que esteve sempre na segunda posição e perto de Pedro Carvalho, acabaria assim por descer ao degrau mais baixo do pódio.

Na categoria 250 das duas rodas, o duelo era mais do que aguardado e os protagonistas não defraudaram as elevadas expectativas de todos os que acompanham o Troféu Yamaha. No final, e depois de 20 minutos de constantes trocas de posições e ataques entre os líderes, na fase final foi Jorge Maricato a assinar a vitória, mostrando igualmente a arte de bem guiar uma 125 a dois-tempos.

Nota positiva para o número de máquinas clássicas e trail presentes em Alcanede a demonstrar que as motos de outras eras podem igualmente servir para participar neste Troféu Yamaha. O mesmo se passou com as máquinas mais vocacionadas para uma utilização quotidiana, mas igualmente divertidas, para competir num ambiente próprio como o que se vive neste Troféu Yamaha. A vitória desta feita pertenceu a Manuel Tomé, ele que viu igualmente o seu filho vencer nas 85cc…ou não fosse este Troféu um evento onde pais e filhos podem competir e partilhar experiências nas mesmas pistas.

Entre os oficiais Moto 4, luta intensa, igualmente, pela primeira posição, com a vitória a sorrir a Tiago Gomes, que saiu na frente e soube sempre manter Roberto Borrego atrás de si. Perto do final, Gomes ainda sofreu um susto quando o ‘corta-corrente’ do seu Yamaha se soltou, mas o piloto da região Oeste manteve a primeira posição e quebrou a invencibilidade de Roberto Borrego na categoria, deixando ambos antever intensos duelos até ao final da época.

Nos veteranos, assistiu-se igualmente a uma discussão animada entre Vítor Santos e Francisco Quirino, com Santos a repetir a vitória da primeira prova depois de conseguir defender ao longo de toda a competição os intensos ataques protagonizados pelo rival alentejano que tudo tentou para ultrapassar o piloto do Porto, mas sem sucesso.

No final de mais um grande dia de Troféu Yamaha 2013 em Alcanede, dois pilotos receberam o sempre desejado prémio Monster Energy, cabendo a honra a Sandro Peixe nas duas rodas e a Ruben Alexandre nos moto 4.

A próxima prova está agendada para o próximo dia 19 de maio de 2013, em Castelo Branco, naquela que será a segunda novidade do calendário 2013, depois da estreia de Alcanede, marcando igualmente o regresso do Troféu Yamaha a esta região do país.

Ver Fotos: Portal de Alcanede e Yamaha Motor Portugal

Fonte: Yamaha (by facebook.com)

Vencedores da Prova em Alcanede:

Infantis Moto: Filipe Salgado (14)
Iniciados Moto: Martin Ventura (46)
YZ 85: André Sérgio (88)
Fun Bike TTR 125: João Amado (751)
250 Moto: Jorge Maricato (238)
Veteranos Moto: Tomás Salgado (401)
450 Moto: Ricardo Carvalho (308)
Oficiais Moto: Pedro Carvalho (111)
Clássicas/Trail Moto: Manuel Tomé (195)
Infantis Moto 4: Hugo Oliveira (21)
Iniciados Moto 4: Eduardo Santos (63)
Fun Moto 4: António Pacheco (703)
Veteranos Moto 4: Vítor Santos (460)
450 Moto 4: Ruben Alexandre (608)
Oficiais Moto 4: Roberto Borrego (144)

Nota:
O Portal de Alcanede informa os seus leitores que o contador que indica o número de vezes que a notícia foi lida não está a funcionar corretamente, o número real é superior ao indicado. A situação regista-se desde o passado dia 10 de abril de 2013, data em que o site foi alvo da atenção de “Hackers” que deixaram algumas “marcas” que ainda estão a ser resolvidas. A situação será normalizada assim que possível.
Obrigado pela compreensão.

Artigos Relacionados

BTTegas e R.F.Viegas organizam V Passeio da Ponte Romana

Paulo Coelho

Passeio TT de Aldeia da Ribeira juntou mais de duas centenas de participantes

Paulo Coelho

Sociedade Filarmónica de Alcanede organiza Passeio de BTT – “Amigos da S.F.A.”

Paulo Coelho