10.1 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
Sociedade

Festa de Natal da S.C.M.Alcanede com muito público, humor e uma mágoa

Mais de 200 pessoas marcaram presença na festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede (SCMA) que decorreu na noite de 15 de Dezembro, na Associação Recreativa e Cultural da vila. 

Num ambiente de grande animação, alguns dos utentes da instituição brilharam na representação de uma peça de teatro intitulada «Uma Visita Inesperada» e que seria apenas o “aperitivo” para uma brilhante «Revista à Santa Casa» encenada e interpretada pelas funcionárias da SCMA, com grandes momentos de humor e onde não faltaram os sósias de Marco Paulo, José Cid, António Variações, Amália Rodrigues, Freddie Mercury, Michael Jackson, Elvis Presley, Cristiano Ronaldo, entre outros.

O evento contou também com a participação dos formandos dos cursos de formação que interpretaram uma canção de Natal e leram alguns poemas alusivos à quadra que vivemos.

Ao som de músicas de Natal, a festa continuou com um jantar-convívio que juntou à mesa utentes, familiares, autarcas, empresários e muitos cidadãos que quiseram associar-se à festa da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede.

A Provedora da instituição sublinhou o empenho das funcionárias dizendo ao Portal de Alcanede que “sem elas não conseguiria fazer nada” e que o sucesso desta festa “a elas se deve e por isso estou muito orgulhosa”. O objectivo era trazer “um pouco mais de alegria aos nossos idosos que bem merecem”.

A Mágoa da Provedora

Nas palavras que antecederam o inicio da festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, a Provedora dirigiu-se a todos os presentes, primeiro agradecendo-lhes a presença e logo de seguida, desabafando o que lhe ia na alma.

Conceição Gaspar referiu que “não sentimos o apoio que deveríamos ter da comunidade, sobretudo moralmente” e sem subterfúgio falou claramente dos boatos de que é alvo “dizem que a Provedora ganha um dinheirão! Quando não ganha um tostão. Pelo contrário, do meu ordenado de reforma, vai para a Santa Casa todos os meses quase metade e quando é preciso comprar algo e o dinheiro não chega, sou eu que pago. No fundo é mais um filho que tenho” e adianta que “só fala assim quem não está no “barco” e os que estão ao seu leme tem de se entregar totalmente, com ou sem tempestades. Esse tem sido o meu papel, mas o que se diz magoa muito”. A Provedora deixou ainda bem claro que “não trabalho por dinheiro, não me entrego aos idosos por dinheiro, porque se assim fosse não estaria aqui e vou continuar porque tenho a certeza que estou no caminho direito”.

Conceição Gaspar não deixou ainda de referir que “muitos idosos vivem de paredes contíguas com os seus familiares e nem um bom dia ou boa tarde recebem. Nem perguntam se precisam de alguma coisa. Isso toca-me muito”.

Inauguração do Lar de Idosos

A inauguração do Lar de Idosos de Alcanede deverá acontecer, segundo a Provedora da Santa Casa “em breve”. A obra está pronta, faltando “apenas a papelada ser assinada por quem de direito e depois esperar um mês até que todas as entidades superiores tenham conhecimento”.

Recorde-se que o futuro Lar de Idosos de Alcanede terá capacidade para acolher 30 utentes.

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 961 vezes

Artigos Relacionados

Alcanede – Agressão com arma branca provoca ferido grave

Portal Alcanede

Baile da Pinha 24 de março em Mosteiros

Carlos Coelho

Bombeiros de Alcanede querem reforçar quadro ativo

Carlos Coelho