8.9 C
Alcanede
Segunda-feira ,12 Abril, 2021
Saúde

Falta de médicos leva utentes do Centro de Saúde de Alcanede a protestar na próximo dia 15 de abril

A recorrente falta de médicos no Centro de Saúde de Alcanede vai levar os utentes a protestar na próxima quarta feira dia 15 de abril de 2015, exigindo uma melhor prestação dos cuidados de saúde.

Recorde-se que a ausência de clínicos e o deficiente funcionamento do CSA, levou em outubro do ano passado o executivo da Junta de Freguesia de Alcanede, a recorrer aos deputados do PSD eleitos pelo distrito de Santarém, reforçando ainda as suas preocupações, numa missiva enviada ao Ministro da Saúde.

Na carta enviada a Paulo Macedo, o executivo sugeriu” a colocação de forma urgente e efetiva de profissionais de saúde em regime mobilidade ou com recurso à contratação por ajuste com empresas da especialidade, ou ainda com recurso à contratação de profissionais estrangeiros como recentemente aconteceu neste ACES”.

O cenário que agora se coloca de revolta das populações foi na altura evidenciado pela presidente de Junta de Freguesia, Cristina Neves, ao alertar para a possibilidade da população se indignar de forma contundente com o estado da prestação de cuidados de saúde, “é provável que outras formas de luta popular comecem entretanto a surgir, e naturalmente a JFA estará ao lado das suas populações nestas reivindicações que há muitos anos assolam esta região” lamentou.

O arrastar dos problemas verificados no CSA, pelo menos desde outubro do ano passado, levou na altura o gabinete de comunicação do ACES, em resposta às solicitações do Portal de Alcanede, a esclarecer “que conta com a colaboração da Unidade de Saúde Familiar Alviela e do Coordenador da UCSP de Santarém, para a passagem de receituário bem como para efetuar consultas aos utentes todas as 4ª feiras, no período da manhã”.

Na falta de respostas ao essencial dos problemas verificados em Alcanede, o ACES recordou que os utentes do Centro de Saúde ” mantêm o acesso ao atendimento complementar aos fins-de-semana e feriados na Unidade de Saúde de S. Domingos, em Santarém”.

 

 

Artigos Relacionados

Casos Covid-19 levam Centro Social Serra Alecrim a suspender Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

Portal Alcanede

Abaixo-assinado pretende devolver médica ao Centro de Saúde de Alcanede

Carlos Coelho

Quando a falta de saúde nos bate à porta…

Paulo Coelho