10.8 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2019
Educação

Educação Ambiental para a sustentabilidade premia Centro Escolar e Escola EB 2/3 de Alcanede

O Centro Escolar de Alcanede e a Escola Básica 2/3, instituições de ensino que integram o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, foram contemplados no passado dia 14 de outubro com o Galardão Bandeira Verde Eco-Escolas. A cerimónia ocorreu no Parque Regional de Exposições – Expotorres, em Torres Vedras.

O galardão em causa é desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

eco escola 2015 01O historial da Escola Básica Alcanedense, no referido programa, começou no ano letivo de 1998/99,” chegámos a ser a única escola do distrito de Santarém a receber o Galardão”, referiu a coordenadora do Clube Ambiente, Maria João Neto.

“É importante mencionar que para além da bandeira verde que todos os anos tem sido atribuída à escola, a mesma já recebeu vários prémios nos concursos em que participou a propósito deste programa”, recordou.

As atividades realizadas no ano letivo passado contemplaram a elaboração de mini-ecopontos para as salas de aula pelos alunos do Clube do Ambiente e afixação de informação elaborada por alunos de 6º ano em EV (Educação Visual) nas salas, apelando à separação dos resíduos.

Das ações realizadas, destaca-se também a recolha de pequenos eletrodomésticos e outros aparelhos elétricos – REEE, a limpeza semanal do espaço exterior da escola pela brigada da limpeza e a reutilização de materiais ao longo do ano.

De acordo com a coordenadora do Clube Ambiente da Escola EB 2/3 de Alcanede, foram ainda realizados, “passeios pedestres, sementeira e plantação de espécies autóctones no dia da Floresta Autóctone e criação de uma horta pedagógica pelos alunos e professores da Educação Especial” tendo sido feita a rega e manutenção do espaço verde da escola pelos alunos do Curso Vocacional e do Clube do Ambiente.

Mobilidade Sustentável

eco escola 2015 02O tema escolhido pelo Centro Escolar de Alcanede, no âmbito do programa Eco-Escolas, foi a “Mobilidade Sustentável” que teve como objetivo, “sensibilizar a comunidade educativa para a importância de se reduzir o consumo de energia nos transportes, evitando, assim, a emissão de gases poluentes”, disse ao Portal de Alcanede, Ilda Luís, coordenadora do Centro Escolar.

O estabelecimento de ensino que integra o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques concorre ao galardão Eco-Escolas, desde o ano lectivo 2010/11, tendo sido premiado consecutivamente nos últimos 5 anos.

A candidatura à atribuição da Bandeira Verde pressupõe o cumprimento de várias metodologias que passam pela constituição do conselho Eco-Escola, uma auditoria ambiental, a elaboração e monotorização de um plano de ação, divulgação do programa na comunidade escolar, elaboração do chamado Eco-Código e organização do dia Eco-Escola.


Artigos Relacionados

Início do ano letivo sem sobressaltos no Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques

Carlos Coelho

Plano estratégico educativo demonstra quebra demográfica em Alcanede

Carlos Coelho

Pernes não vê com bons olhos Mega-agrupamento escolar com Alcanede

Paulo Coelho