14.5 C
Alcanede
19 Dezembro, 2018
Educação

Educação Ambiental para a sustentabilidade premia Centro Escolar e Escola EB 2/3 de Alcanede

O Centro Escolar de Alcanede e a Escola Básica 2/3, instituições de ensino que integram o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, foram contemplados no passado dia 14 de outubro com o Galardão Bandeira Verde Eco-Escolas. A cerimónia ocorreu no Parque Regional de Exposições – Expotorres, em Torres Vedras.

O galardão em causa é desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

eco escola 2015 01O historial da Escola Básica Alcanedense, no referido programa, começou no ano letivo de 1998/99,” chegámos a ser a única escola do distrito de Santarém a receber o Galardão”, referiu a coordenadora do Clube Ambiente, Maria João Neto.

“É importante mencionar que para além da bandeira verde que todos os anos tem sido atribuída à escola, a mesma já recebeu vários prémios nos concursos em que participou a propósito deste programa”, recordou.

As atividades realizadas no ano letivo passado contemplaram a elaboração de mini-ecopontos para as salas de aula pelos alunos do Clube do Ambiente e afixação de informação elaborada por alunos de 6º ano em EV (Educação Visual) nas salas, apelando à separação dos resíduos.

Das ações realizadas, destaca-se também a recolha de pequenos eletrodomésticos e outros aparelhos elétricos – REEE, a limpeza semanal do espaço exterior da escola pela brigada da limpeza e a reutilização de materiais ao longo do ano.

De acordo com a coordenadora do Clube Ambiente da Escola EB 2/3 de Alcanede, foram ainda realizados, “passeios pedestres, sementeira e plantação de espécies autóctones no dia da Floresta Autóctone e criação de uma horta pedagógica pelos alunos e professores da Educação Especial” tendo sido feita a rega e manutenção do espaço verde da escola pelos alunos do Curso Vocacional e do Clube do Ambiente.

Mobilidade Sustentável

eco escola 2015 02O tema escolhido pelo Centro Escolar de Alcanede, no âmbito do programa Eco-Escolas, foi a “Mobilidade Sustentável” que teve como objetivo, “sensibilizar a comunidade educativa para a importância de se reduzir o consumo de energia nos transportes, evitando, assim, a emissão de gases poluentes”, disse ao Portal de Alcanede, Ilda Luís, coordenadora do Centro Escolar.

O estabelecimento de ensino que integra o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques concorre ao galardão Eco-Escolas, desde o ano lectivo 2010/11, tendo sido premiado consecutivamente nos últimos 5 anos.

A candidatura à atribuição da Bandeira Verde pressupõe o cumprimento de várias metodologias que passam pela constituição do conselho Eco-Escola, uma auditoria ambiental, a elaboração e monotorização de um plano de ação, divulgação do programa na comunidade escolar, elaboração do chamado Eco-Código e organização do dia Eco-Escola.


Artigos Relacionados

Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques – Faltam assistentes operacionais no arranque do Ano letivo

Carlos Coelho

Eunice Lopes – Jovem Alcanedense realiza curta-metragem

Carlos Coelho

Feira Medieval de Alcanede – Dois dias de história ao vivo

Carlos Coelho