18.4 C
Alcanede
Segunda-feira ,13 Maio, 2024
ColetividadesCultura

CMS promove concerto de Ano Novo Solidário e parte da receita reverte para a Santa Casa de Alcanede

A Santa Casa da Misericórdia de Alcanede (SCMA) vai ser uma das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Santarém a receber parte da receita de bilheteira do tradicional Concerto Solidário de Ano Novo, a realizar no CNEMA, em Santarém, dia 6 de janeiro de 2024, às 18 horas, com a Orquestra Filarmónica Portuguesa (OFP), sob o tema: “Polcas, Valsas, Marchas e outras alegrias musicais”.

A iniciativa, organizada pelo Município de Santarém e pela Cistermúsica, e que conta também com o apoio da União de Freguesias da Cidade de Santarém, do W Shopping e do CNEMA, pretende também ajudar financeiramente, além da SCMA, o Centro de Apoio à Família das Abitureiras e a Liga dos Amigos do Hospital de Santarém, pelo que a participação dos cidadãos, nomeadamente da área abrangida pela instituição alcanedense, é fundamental para o sucesso desta ação de solidariedade.

Segundo a autarquia, os bilhetes, no valor de 5 euros, estão à venda desde o dia 28 de dezembro nas Instituições Beneficiárias (Centro de Apoio à Família das Abitureiras, Santa Casa da Misericórdia de Alcanede e Liga dos Amigos do Hospital de Santarém), na União de Freguesias da Cidade de Santarém, na Press News (Tabacaria do W Shopping), e desde dia 24 de dezembro, nas lojas Worten, CTT e FNAC e online na BOL, em www.bol.pt.

Sobre o Concerto da Orquestra Filarmónica Portuguesa

Imerso em um ambiente festivo e alegre, este concerto promete ser o prelúdio auspicioso para o ano de 2024. Venha testemunhar as interpretações das tradicionais Valsas e Polkas de Johann Strauss II (1825-1899), incluindo a divertida “Tritsch-Tratsch-Polka”, a graciosa “Pizzicato-Polka”, a majestosa “Kaiser-Walzer” (Valsa do Imperador), e a melódica “An der schönen blauen Donau” (Danúbio Azul). Todas as obras serão interpretadas pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob a habilidosa direção do maestro Osvaldo Ferreira.

Este programa cativante é ideal para toda a família, e não perca a oportunidade única de vivenciar esta celebração musical inesquecível, enriquecida pela participação especial de Tatanka e a magnífica performance da Orquestra Filarmónica Portuguesa.

A Orquestra Filarmónica Portuguesa foi fundada em maio de 2016 por Osvaldo Ferreira e Augusto Trindade e rapidamente captou a atenção do meio musical e artístico português, sendo já amplamente reconhecida, pelo público e pela crítica, como uma das melhores orquestras sinfónicas nacionais. O elevado padrão de exigência impresso desde a sua génese, levam-na a integrar um conjunto de músicos de elevado nível técnico e artístico, como sejam artistas premiados em concursos nacionais e internacionais, ex-integrantes da Orquestra Jovem da União Europeia e músicos estrangeiros residentes em Portugal.

O ano 2022 foi muito especial para a Orquestra Filarmónica Portuguesa (OFP), tendo sido recheado de enormes sucessos. A convite do Institut Français de Culture a OFP apresentou-se no Théatre des Champs Élisées num concerto integrado na temporada da Saison Croisée France/Portugal 2022, marcando desta forma, na famosa sala de Paris, a sua estreia internacional. Ainda nesta cidade e a convite da UNESCO, a OFP realizou um memorável concerto na sede desta importante organização mundial, integrado no programa de comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio de 2022), o qual foi gravado e transmitido para todo o Mundo em streaming.

A convite de alguns promotores alemães, a internacionalização da orquestra terá continuidade em 2023, com especial destaque para a presença na mítica sala da Filarmónica de Berlim.

No biénio 2023/2024 a Orquestra será apoiada pela Direção-Geral das Artes através do Programa de Apoio Sustentado às Artes.

A Orquestra Filarmónica Portuguesa conta com a Direção Artística do Maestro Osvaldo Ferreira, um dos mais representativos chefes de orquestra nacionais da atualidade.

Fonte: Município de Santarém

Artigos Relacionados

Banda de Alcanede presente na I Grande Corrida de Toiros do Correio do Ribatejo

Paulo Coelho

Aos 16 anos, jovem com raízes em Alcanede lança livro de poesia em Lisboa

Paulo Coelho

Banda do Xartinho celebra dia de Santa Cecília

Paulo Coelho