15.4 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Sociedade

Convívio anual da Associação de Caçadores de Alcanede reúne centenas de pessoas

A Associação de Caçadores de Alcanede realizou no passado dia 31 de maio, o seu tradicional convívio, que juntou mais de cinco centenas de pessoas entre associados, familiares e proprietários de terrenos, onde os caçadores exercem a sua atividade cinegética, “é uma festa em benefício e agradecimento a todos os que nos ajudam”, disse ao Portal de Alcanede, Vitor Afoito.

A ementa contemplou a famosa “sopa maluca” – uma espécie de sopa da pedra – que tem outros segredos culinários. Além do porco no espeto e das sardinhas assadas, foram confecionados vários petiscos pelas mãos dos sócios, – irmãos berrota – Manuel /António Bento e Manuel Joaquim Viera, que incluíram: orelha e fígado.

cacadores 01Gastronomia à parte, o presidente da Associação de Caçadores de Alcanede aproveitou a reportagem do Portal de Alcanede para se mostrar preocupado com o atual abandono da maioria dos terrenos, “se um dia a caça acabar e a agricultura não der a volta, o abandono vai ser total”, vaticina o dirigente associativo.

A gestão de uma área de cerca de 2800 – hectares que envolve duas associativas (ZCA) e uma zona de caça Municipal (ZCM) – implica investimentos avultados, “gastamos bastante para conseguir manter a nossa zona de caça, habitada”, sobretudo devido aos trabalhos de desmatamento, gradagem, sementeiras e alimentação das espécies.

O ordenamento cinegético nas zonas de caça tem ditado por iniciativa da associação a delimitação de algumas áreas que servem de refúgio, “nós este ano começamos a optar por zonas em que não vamos caçar. Deixamos zonas livres durante 3 semanas“. Pretende-se com esta prática assegurar a conservação e o fomento das espécies cinegéticas.

cacadores 02A Associação de Caçadores de Alcanede que no passado chegou a ter 400 associados está actualmente na casa dos 220, com uma média de idades a rondar os 60/65 anos. Indicadores explicados, por Victor Afoito, devido aos inúmeros constrangimentos com que se depara esta actividade, a começar pela falta de atratividade dos jovens. A burocracia é outro dos factores que preocupa o dirigente associativo,” há dificuldades para tirar a carta de caçador, o nível de reprovações é muito elevado”.

As doenças das espécies cinegéticas, sobretudo do coelho bravo – a caça rainha em Alcanede – é mais uma inquietação, “se nós conseguíssemos ter um apoio estatal que nos ajudasse a combater estas doenças, talvez obtivéssemos outra resposta por parte das pessoas”, não havendo essa possibilidade e associando os vários problemas que se colocam à atividade cinegética “é muito difícil fazer alguma coisa pela caça”, lamenta.

O desaparecimento do coelho bravo e da perdiz, tem vindo a dar lugar à expansão da caça ao javali e ao tordo, esta última a espécie principal da reserva.

 

Artigos Relacionados

A.R.C.A realiza jantar de Natal

Paulo Coelho

Espinheira em Festa até dia 29 de abril

Portal Alcanede

Centro Social Serra do Alecrim organiza 1º Festival de Sopas

Portal Alcanede