14.6 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Artigos de Opinião

Mensagem de Natal de D. Manuel Pelino – Bispo de Santarém

Precisamos de Deus e precisamos uns dos outros
Na celebração do Natal de Jesus, venho apresentar os meus votos de alegria, fraternidade e paz. Jesus nasceu para nós, para cada um de nós. Por isso, apesar das provações e dificuldades, procuremos viver este acontecimento como tempo de encontro com Deus, com a família, com os amigos, com toda a gente. Que o nosso coração seja mais acolhedor, prestemos mais atenção aos outros, vivamos com maior simplicidade e partilha. Os votos que fazemos nesta quadra lembram-nos a missão de os desenvolver na nossa vida e difundir na nossa sociedade. Como poderemos viver mais intensamente o espírito de Natal e irradia-lo à nossa volta?
Primeiramente temos de ir à fonte do Natal contemplando e aprofundando o mistério que lhe deu origem e no qual se sustentam os valores natalícios. No Menino do presépio Deus veio habitar no meio de nós, manifestou a Sua glória no rosto de uma criança, fez-se pequeno e pobre para se aproximar dos simples e humildes. Contemplemos, pois, o mistério da Incarnação pelo qual o Filho de Deus se fez homem para nos elevar na dignidade, na fraternidade e na santidade. Saibamos encontrar, na dispersão das nossas vidas e na superficialidade do mundo, momentos e espaços de meditação e espiritualidade para alcançarmos a sabedoria e a paz.

Deus cuida de nós e precisa de nós. Para nascer e vir ao mundo pediu a colaboração de Maria e de José. Hoje também pede a nossa colaboração para que o Seu reino de paz, justiça e reconciliação cresça entre os homens. A sua mensagem de alegria “corresponde aos desejos mais profundos do coração humano pois infunde luz, vida e liberdade para o seu pleno desenvolvimento (GS 21). Sem a luz da fé vivemos sem esperança e corremos o risco de nos fecharmos no individualismo, na solidão, na mesquinhez. Em vez de lamentarmos estas situações demos o nosso contributo para as ultrapassar colaborando com os nossos gestos quotidianos de atenção, apreço, disponibilidade e solidariedade para uma maior união e alegria entre todos.

Nós também precisamos de Deus. Precisamos de um Pai que nos ama, de um Redentor que nos liberta, de um Protector que oferece segurança à nossa vida. “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito” (Mt 11,29). Aprendamos com o nosso Mestre e Senhor a humildade para servir e estar próximos; aprendamos o amor para sair de nós mesmos e ir ao encontro, estender a mão e reconciliar; e, assim, promover entre os homens, a paz, a simplicidade, o serviço e a alegria do evangelho.

Precisamos de Deus e precisamos uns dos outros. Cuidemos da alegria e da união de todos. Primeiramente no seio da família onde se torna muito oportuno o conselho do Papa Francisco, resumido em três palavras: “por favor; obrigado; perdão”. Cuidemos do acolhimento e da companhia aos idosos; da esperança e fortaleza dos jovens; da ternura e apoio às crianças. Não permaneçamos nos bons desejos. Cuidemos uns dos outros com palavras e gestos de apreço e apoio. Deus tornou-se presente no meio de nós para transformar as nossas relações pelo dinamismo do amor. É realmente pelo amor que a luz do nascimento de Jesus poderá iluminar os que vivem nas trevas. A todos um santo Natal.

+Manuel Pelino Domingues, bispo de Santarém
 

Artigos Relacionados

Listas do “Mais Santarém” integram candidatos de Alcanede…

Portal Alcanede

Comandante dos Bombeiros elogia presidente cessante da Junta de Freguesia de Alcanede

Portal Alcanede

A mudança de Governo e a necessidade de reformar

Portal Alcanede