17.1 C
Alcanede
Domingo ,5 Maio, 2024
Cultura

Público com presença forte no XXIV Festival Nacional de Folclore em Viegas

O ponto alto da festa em Viegas decorreu no sábado, 17 de agosto de 2013, com a realização do XXIV Festival Nacional de Folclore. A iniciativa, organizada pelo Rancho Folclórico local, contou com a participação de mais quatro grupos que vieram dos concelhos de Viana do Castelo, Braga, Penafiel e Santarém.

O Festival foi antecedido por um jantar-convívio, que decorreu no salão da Associação Cultural e Recreativa de Viegas, onde estiveram todos os elementos dos vários ranchos participantes e convidados da organização.

O público disse “presente” ao espetáculo, que começou por volta das 22 horas, num palco instalado ao ar livre no recinto da festa, e onde várias dezenas de pessoas sentadas na plateia, e muitos de pé, aplaudiram o Rancho Folclórico de Viegas, Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha, Grupo Folclórico e Etnográfico de Palmeira, Grupo Folclórico Zé do Telhado e o Rancho Folclórico de Vale Figueira.

A cerimónia inicial do XXIV Festival Nacional de Folclore serviu para a troca de lembranças, entre os responsáveis dos diversos grupos, e para alguns discursos de boas-vindas a todos os presentes no evento. Usaram da palavra, Sílvia Joanaz (Vice-Presidente do Rancho Folclórico de Viegas), Manuel Joaquim Vieira (Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede), Ricardo Gonçalves (Presidente da Câmara Municipal de Santarém), Rosa Bento e Hélder Lourenço (ambos em representação da Federação Nacional de Folclore).

Terminado o Festival de Folclore, o baile esteve a cargo do Duo Pires. A zona do bar e o local onde foram servidos o café d’ avó e as filhoses estiveram sempre muito concorridos. A festa em Viegas encerra no domingo, 18 de agosto, com um concerto da Sociedade Filarmónica Alcanedense e um espetáculo de Karaoke com Cristina Couto.

Ver Fotos

Artigos Relacionados

SFA organiza 1ª MasterClass de Saxofone em Alcanede

Paulo Coelho

117 anos da Banda de Alcanede “espirito da filarmonia está bem vivo”

Carlos Coelho

Filarmónica de Alcanede ao mais alto nível em festival ibérico

Paulo Coelho