12 C
Alcanede
Terça-feira ,30 Abril, 2024
Sociedade

Portal de Alcanede organiza ciclo de colóquios descentralizado pela freguesia

O Portal de Alcanede vai organizar no próximo dia 26 de Março, pelas 14 horas, o primeiro de um ciclo de colóquios que prevê um calendário descentralizado pela maioria dos lugares da freguesia de Alcanede. A iniciativa insere-se na “missão” do Portal de prestar um serviço à comunidade, e conta para a primeira edição com a parceria do Centro Cultural e Recreativo de Aldeia da Ribeira. 

O mote para esta primeira realização versa, «o papel do associativismo e voluntariado nas sociedades modernas – que futuro?». O evento pretende suscitar a troca de experiências, debate e reflexão, sobre as organizações do chamado terceiro sector, (iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil).

A sessão de abertura deverá ficar a cargo de Paulo Coelho da administração do portal de Alcanede, e de Jorge Rodrigues, presidente da direcção do Centro Cultural e Recreativo de Aldeia da Ribeira.

O primeiro painel será moderado por João Melo de Ataíde, tendo como oradores, Jorge Claro presidente da Fajudis – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém, e ainda a confirmar, Isabel Vieira docente da Universidade Católica Portuguesa, que pela sua experiência e conhecimento do 3º sector a nível nacional poderá lançar pistas para a necessidade de este tipo de organizações se adequar a novos paradigmas.

O segundo painel moderado por Luís Ferreira, pretende a abordagem de alguns casos práticos, tendo como convidados os oradores, Ramiro Matos, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome de Santarém, António Craveiro da direcção do Sport Clube Operário de Cem Soldos/Tomar e Conceição Gaspar, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede.

A calendarização dos colóquios de acordo com o Portal de Alcanede deverá contar com as parcerias das colectividades locais, no apoio logístico, e com os patrocínios de empresários da região que queiram aderir às iniciativas.

Os temas a abordar em futuras realizações deverão contemplar entre outros a protecção civil, o ordenamento do território (PDM) e temas ligados ao comércio e indústria. Em particular, o sector da extracção de inertes que tem uma forte componente empresarial na região de Alcanede.

ENTRADAS LIVRES


Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 885 vezes


Artigos Relacionados

Incêndio urbano origina quatro deslocados e um susto enorme

Paulo Coelho

Alcanede – Agressão com arma branca provoca ferido grave

Portal Alcanede

Covid-19: Valverde e Pé da Pedreira confirmam cancelamento de festejos

Portal Alcanede