16.3 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
Sociedade

“O Tempo dos Franceses” – Participe e faça história

Assinalam-se em 2010 os 200 anos sobre a terceira invasão francesa, acontecimento de enorme relevância a nível nacional e europeu. Porém, a história deste período é uma realidade ainda pouco conhecida na nossa região. Se bem que na Nova Monografia de Alcanede – lançada em 2005 – este tema já tenha sido abordado, investigações posteriores possibilitaram traçar um quadro mais detalhado sobre este período, em particular no que se refere à ocupação francesa da região de Alcanede, entre Novembro de 1810 e Março de 1811.

Com recurso aos relatos escritos por muitos que nela participaram, é hoje possível traçar a história do “tempo dos franceses” na região de Alcanede, no decurso da terceira invasão francesa.

Em paralelo, e tal como noutras regiões do país, a cultura popular da região preserva também memórias dispersas destes trágicos acontecimentos. Porém, estas histórias, muitas vezes transmitidas oralmente, nunca foram objecto de uma recolha escrita sistemática, que permita a sua divulgação por toda a comunidade.

Neste contexto, apela-se à participação e contributo activo de todos aqueles que, estando ligados à Vila de Alcanede e freguesias limítrofes, se queiram associar a um evento de natureza cultural durante o corrente ano, que assinale este relevante e pouco conhecido acontecimento.

Em concreto, pedimos a cada um que proceda à recolha de memórias de histórias ou episódios sobre as invasões francesas na região de Alcanede – quer do seu próprio conhecimento, quer de conhecimento dos seus familiares mais idosos – passando-os a escrito num pequeno texto que, preferencialmente, não exceda uma página A4.

Os textos devem ser enviados até ao próximo dia 30 de Maio de 2010 para o endereço electrónico quintadafranca@netcabo.pt, para o qual poderão ser também endereçadas dúvidas ou sugestões.

Estes textos serão posteriormente revistos e avaliados por um júri independente, que seleccionará os 3 melhores trabalhos, principalmente com base nos seguintes critérios: interesse para o conhecimento do “tempo dos franceses”na região; originalidade do relato e ainda a clareza e construção do texto.

Aos três melhores trabalhos serão atribuídos prémios, a comunicar oportunamente, os quais serão publicitados através dos meios que vierem a ser considerados mais adequados.

Para além destes e de acordo com os mesmos critérios, o júri poderá seleccionar outros trabalhos, tendo em vista a sua publicitação.

Autoria: Luís Duarte Melo

Artigos Relacionados

Contentores cheios de lixo em rua de Pé da Pedreira indignam moradores (Vídeo)

Paulo Coelho

Juízas das Festas de S. Vicente organizam passeio pedestre «Rota da Azul»

Carlos Coelho

Aldeia d`Além em Festa de 1 a 5 de março

Portal Alcanede