10.1 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
Sociedade

Movimento Cívico ER 361 na Assembleia da República em defesa da repavimentação

O Movimento Cívico pela Beneficiação da ER361 foi convocado pela Assembleia da República para uma reunião a realizar na próxima terça-feira, dia 22 de Junho, no âmbito da petição formada nos fóruns do Portal de Alcanede.O documento que reuniu mais de 4500 assinaturas teve como destinatários o INIR – Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias, Estradas de Portugal e Presidência da Assembleia da República.

Em simultâneo, foi dado conhecimento da iniciativa ao Provedor de Justiça, Governadora Civil do Distrito de Santarém, Presidentes das Câmaras Municipais de Santarém e Alcanena, e deputados eleitos pelo círculo de Santarém, através dos respectivos Grupos Parlamentares.

A deslocação S. Bento decorre de um trâmite legal e fica a dever-se à admissibilidade da petição pela comissão parlamentar competente que nomeou relator o deputado do PSD Vasco Cunha a quem caberá elaborar um relatório. No quadro das competências desta comissão os deputados, podem “solicitar depoimentos aos peticionantes e requerer e obter informações e documentos de outros órgãos de soberania”, podendo ainda solicitar à Administração Pública as diligências que se mostrem necessárias”. Em virtude desta chamada à Assembleia da República os representantes do Movimento Cívico pela Beneficiação da ER 361 tencionam auscultar os vários sectores da sociedade na área de influência da ER 361, entre autarcas e empresários. A ideia consiste na elaboração de um dossier para ser entregue aos deputados da comissão, e que possa reforçar a urgência de medidas que tenham em conta o rápido andamento do processo.

Populações indignadas protestaram no dia das mentiras

A indignação das populações servidas pela ER361 – Troço Alcanede – Alcanena levou no passado dia 1 de Abril a uma concentração pacifica na Vila de Alcanede de centenas de automobilistas que ao som de buzinadelas e cartazes, chamaram a atenção para o estado de degradação da estrada. Naquela data foi escolhido simbolicamente o troço entre Amiais de Baixo e Alcanede, num protesto de gigantescas proporções que originou uma fila de trânsito de aproximadamente 7 km.

Em Maio deste ano o Movimento Cívico pela Beneficiação da ER361, viu parte da sua pretensão alcançada com o anúncio do lançamento do concurso público em Diário da República para a beneficiação da ER 361 entre Alcanede (Km 52 / 130 ) e Amiais de Cima  (Km 61 / 890), e que corresponde nesta primeira fase ao valor global de um milhão e setecentos mil euros.

A beneficiação proposta contempla o reforço estrutural do pavimento com alargamento do perfil transversal à custa das bermas existentes, estando ainda prevista a melhoria/reposição da sinalização horizontal, a limpeza e reabilitação da rede de drenagem das águas pluviais existente e intervenções no equipamento de sinalização e segurança. O prazo de execução dos trabalhos é de 240 dias e abertura das propostas a concurso será no dia 1 de Julho pelas 10 da manhã. A data coincide com o contador do Portal de Alcanede que prevê por essa altura comunicar às populações os passos a dar no sentido de precaver no futuro, a execução da segunda fase dos trabalhos de beneficiação da ER361.

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 612 vezes

Artigos Relacionados

Alcanede na rota do Passeios dos Avós

Carlos Coelho

“Povo de Deus – A Nossa Gente é Assim” Entrevista a Cacilda Neves

Portal Alcanede

Idosos desalojados por causa do mau tempo

Paulo Coelho