Alexandre Montez foi o 51º classificado da geral individual na Volta à França do Futuro, oficialmente conhecida como Tour de l’Avenir. A prestação do jovem ciclista natural de Aldeia de Além, sobressai por ser a sua primeira participação nesta mítica competição mundial e por estarem em prova mais de 120 corredores de vários países.
Além do excelente registo na classificação final, Alexandre Montez foi ainda o melhor português na 5ª etapa da prova que ligou La-Tour-de-Salvagny a Lac d’Aiguebelette numa distância de 138,3 quilómetros, tendo alcançado o 20º posto nessa tirada.
Por equipas, a seleção de Portugal ficou na 14ª posição. Além do ciclista alcanedense da Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car, a seleção portuguesa contou ainda com as participações de António Morgado (34º da classificação final), Lucas Lopes (45º), Gonçalo Tavares (49º), Diogo Gonçalves (101º) e José Bicho (115º).
A 59ª edição da Volta à França do Futuro terminou no dia 27 de agosto de 2023, depois de 882,7 quilómetros percorridos, sagrando o mexicano Isaac del Toro como grande vencedor, à frente do italiano Giulio Pellizzari.
Para o selecionador nacional, José Poeira, “ninguém duvida do talento desta geração e estou certo de que regressaremos a esta competição com outra ambição, mas, sobretudo, com outra capacidade. A estreia destes corredores foi importante. Permitiu perceber o patamar em que se encontram e o trabalho a fazer para lutarem por outros objetivos”, disse.
Fotos: Federação Portuguesa de Ciclismo, Robert Gachet, Michael Gilson, Direct Velo.